Cultura

Alunos do curso de Design de Interiores apresentam seminário sobre iluminação e cenografia

Como parte prática da disciplina, foram propostos projetos de cenografia para possíveis eventos no auditório do Senai Construção

21 JUN 2022 • POR Assessoria/Fiems • 18h45
Alunos do curso superior de Tecnologia em Design de Interiores - Divulgação

Os alunos do curso superior de Tecnologia em Design de Interiores da Faculdade Senai de Construção apresentaram seminário com os resultados da disciplina de projeto luminotécnico e projeto de cenografia. Diferentes tipos de iluminação e a disposição de lâmpadas podem mudar completamente um ambiente e têm o poder de deixá-los mais aconchegantes ou mais poderosos, portanto os ensinamentos são estratégicos para os aprendizes se desenvolverem com sucesso no mercado de trabalho.

Como parte prática da disciplina, foram propostos projetos de cenografia para possíveis eventos no auditório do Senai Construção. Já as ideias elaboradas para a disciplina de projeto luminoso técnico, foram feitas para escritório com distribuição luminosa seguindo normas técnicas e design de interiores.

Os projetos foram elaborados com utilização de software específico para cálculos de uso da iluminação. Os alunos aprenderam a configurar e manusear a tecnologia e, assim, fazer a representação técnica e em 3D (maquete eletrônica).

Para a professora Camila Amaro, a atividade possibilitou a aplicação dos conceitos trabalhados na disciplina. “Eles conseguiram demonstrar a capacidade de realizar projetos com nível de luminância para escritório e também elaboraram cenários para eventos no auditório da Faculdade Senai de Construção, tais como colação de grau, shows ou seminários”, explicou.

Segundo a coordenadora do curso superior de Tecnologia em Design de Interiores, Jéssica Rabito Chaves, os materiais produzidos serão expostos na biblioteca para compartilhar os resultados com os demais cursos e o público em geral. "O seminário permitiu um momento de interação entre alunos e professores com reflexões sobre as práticas projetuais, desenvolvendo competências fundamentais aos futuros profissionais. Foi possível verificar o progresso de nossos alunos”, ressaltou.