Saúde

Com UTI do HU superlotada, Dourados abre mais 8 vagas no Mackenzie

Sem condições de expandir novos leitos no HU, novas vagas serão abertas em hospital particular e custeadas entre prefeitura, estado e união

20 MAI 2022 • POR • 16h00
Somente o HU possui leitos pelo SUS na UTI neo em Dourados - Arquivo

Nas próximas duas semanas Dourados vai passar a ter oito novas vagas de UTI neonatal. Somente o HU (Hospital Universitario) dispõe de leitos públicos, num total de 10, mas que sempre estão ocupadas. Os novos leitos serão instalados no Hospital Mackenzie, que é particular. 

Reunião entre o prefeito Alan Guedes, o secretário de Saúde Waldno Lucena e o secretário de Saúde do Estado, Flávio Britto, além do diretor de regulação de Dourados, Frederico Weissinger, definiu detalhes da ativação de um maior número de leitos de UTI destinados para crianças no município. 

Os custos dos 8 leitos serão cobertos com contrapartida da Prefeitura Municipal, Governo do Estado e União. De acordo com Flávio Britto, o Governo do Estado é parceiro da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Saúde e a necessidade de se ampliar o número de leitos de UTI neotanal em Dourados é um fato.

“Não é uma ordem judicial que vai fazer aparecer toda a infraestrutura para montagem desses leitos. Para isso, estamos montando uma parceria com três entes: os governos municipal, estadual e federal, todos dispostos a solucionar um problema que ainda é um resquício da pandemia”.

Para ele, essa melhoria só é possível com as partes trabalhando em sintonia. “O Governo do Estado é parceiro de Dourados e na Saúde não é diferente. Estarmos aqui hoje [reunião] é mostra disso”, completou. 

Para montagem desses leitos, a parceria com o Hospital Mackenzie/Evangélico é necessária, já que não há mais como expandir o serviço no HU, que já conta com dez leitos para esse fim, todos ocupados. O secretário municipal de saúde Frederico Weissinger, explica que nesta semana houve um remanejamento de leitos dentro do HU, entretanto, o último boletim, mostrava que havia 14 crianças e outras três excedendo, ou seja, 17 crianças no total.

Satisfeito com o resultado do encontro, o prefeito Alan Guedes disse que uma dificuldade da saúde será agora resolvida. “Temos que agradecer a disponibilidade do secretário Flávio Britto de vir a Dourados, de vir ao nosso gabinete para a gente resolver os problemas e conseguimos isso. Encontramos um bom termo para o financiamento dos leitos neonatal que serão financiados pelo Estado com a maior parte e cofinanciados pelo Município e pela União. Esse é um problema que é crônico, não apenas para Dourados, mas para a nossa macrorregião, que agora tem solução”, afirmou.