Política

CPI da Energisa prevê término de coleta de medidores e envio para análise até o final de maio

Energisa quer fazer a aferição dos medidores juntamente com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

18 MAI 2022 • POR Evellyn Abelha, Agência ALEMS • 20h45
Prazos foram informados durante reunião do grupo realizada nesta quarta-feira - Wagner Guimarães/ALEMS

Conforme deliberação dos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa - a coleta e o envio dos medidores de energia que passarão por análise técnica devem ser encerrados ainda no mês de maio. Os prazos foram informados durante reunião do grupo realizada nesta quarta-feira (18).

Também foi feito novo sorteio, de 200 medidores de energia, para que as equipes possam coletar os 23 equipamentos restantes e assim completar o total dos 200 relógios que precisam compor a amostragem de análise. “Os trabalhos de retirada dos relógios foram acontecendo e, muitas vezes, dentro daquele universo já sorteado, o cidadão não estava em casa, não autorizou a retirada ou se mudou de endereço. Assim, tivemos que aumentar o universo de relógios sorteados. A partir de sexta-feira [20/5], a gente finaliza a retirada dos medidores nas unidades dos nossos consumidores sul-mato-grossenses”, explicou o relator da CPI, deputado Capitão Contar (PRTB).

Durante a sessão da CPI, os representantes jurídicos da Energisa solicitaram permissão para que a empresa possa levar um técnico e uma mesa móvel, a fim de fazer a aferição dos medidores juntamente com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). “Da parte da CPI, não tem problema nenhum levar a mesa de teste e o representante participar. Só temos que consultar a Politécnica”, disse o presidente da CPI, deputado Felipe Orro (PSD). O deputado João Henrique (PL) concordou com a necessidade de consulta à universidade, porém questionou o pedido. “Acho que não seria momento jurídico adequado para a Energisa fazer contraprovas individuais”, pontuou.

A previsão é que a Comissão se reúna novamente na próxima quarta-feira (25), às 15h no Plenário Deputado Júlio Maia.