Empregos e Concursos

Profissões que vão ter vagas em concursos por mais 10 anos

Educação, Medicina, Direito e Segurança estão na lista de áreas que vão precisar de reforço, mesmo com avanço da tecnologia

21 ABR 2022 • POR Verônica Aguiar/jornal A Tribuna • 15h15
Policial rodoviário federal é um dos profissionais que vão ter chances - Leone Iglesias

Com a demora para abertura de concursos públicos, aqueles que continuam estudando para as provas estão na frente. Para algumas profissões as vagas são garantidas, conforme especialistas em gestão pública.

Entre elas estão: médicos, médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), professores, policiais, bombeiros, juiz, procurador, defensor público, fiscal da vigilância sanitária, das receitas municipal, estadual e federal.

Mas a dedicação aos estudos para ocupá-las deve ser ainda maior. O doutor em Direito, professor da FDV e especialista em Gestão Pública Adriano Pedra entende que nos próximos 10 anos a quantidade de vagas nos concursos será inferior ao que se tinha no passado.

Ele explicou que isso acontecerá devido ao avanço da tecnologia e a Reforma da Previdência, que faz com que os servidores trabalhem por mais tempo, o que contribui para demorar mais para abrir novas oportunidades.

Sobre as vagas para peritos, ele destacou que são profissionais que não podem ser substituídos por máquinas. “Eles vão continuar analisando se a pessoa realmente não tem condições de continuar trabalhando, se vai ficar afastada, se vai se aposentar”.

João Eudes Bezerra Filho, professor da Fucape e auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, destacou que o governo federal vai ter que rever essa posição de restringir concursos. 

“Está afetando determinadas políticas públicas. A questão dos médicos peritos do INSS, por exemplo, está afetando aqueles que pediram o benefício. O retorno está demorando muito”.   

Ele destacou ainda que também é preciso haver concurso para o judiciário: juiz, procuradores, defensores públicos. “Se não for realizado, vai prejudicar o funcionamento do judiciário”.

As oportunidades para médicos também são necessárias. Ele lembrou que, ao mesmo tempo em que a população cresce, eles vão se aposentando. Pontuou também que está sendo realizada a contratação de professores temporários, mas que é preciso repor os efetivos.

Outra área cujas consequências para a sociedade são grandes quando fica desfalcada é a segurança pública. O especialista na área Rogério Fernandes Lima destacou a necessidade de reposição anual de profissionais. Para quem quer seguir na área, ele destacou: “É preciso ter afinidade”.

SAIBA MAIS

 

Profissões com vagas

Especialistas apontaram várias profissões que terão vagas garantidas em concursos públicos nos próximos 10 anos. As oportunidades existirão e quem tem esse sonho deve se preparar. Abaixo estão as profissões com garantias de vaga, por área.

Área jurídica 

Juízes; procuradores; defensores públicos; analistas judiciários; oficiais de Justiça; promotores e delegados. O judiciário está com um deficit de profissionais no Estado, principalmente, em alguns municípios. O que tem afetado o setor, deixando os processos ainda mais lentos.

Educação

Especialistas apontam para a necessidade de abertura de concurso para professores efetivos. Eles lembram que, muitas vezes, são contratados professores temporários para repor vagas.     Nas universidades, é de extrema importância que os professores pesquisadores sejam efetivos para manter a continuidade das pesquisas.  A estabilidade também contribui para dar mais garantias aos alunos de que eles não ficarão sem aulas por falta de professores, como já aconteceu no Estado.  

Fiscalização

Fiscais da vigilância sanitária e das receitas municipal, estadual e federal continuarão tendo oportunidades em concursos. A estabilidade para esses profissionais oferece mais segurança para desempenhar suas atividades, doa a quem doer.

Saúde

A falta de um médico na unidade de saúde, no pronto atendimento ou até mesmo em um hospital pode trazer consequências irreversíveis para as famílias. Conforme a constituição, saúde é um direito de todos e um dever do Estado.  Por isso, a reposição desses profissionais é tão necessária. À medida que a população aumenta e eles vão se aposentando, a necessidade fica ainda mais evidente. 

Segurança pública 

Policiais militares, policiais civis, policiais rodoviários federais, bombeiros, guardas municipais.   Esses profissionais desempenham atividades permanentes e precisam ser repostos. A falta de reposição gera sobrecarga sobre os profissionais, causando problemas de saúde mental, entre outros.

Concurso público

Prós 

O concurso público é uma forma de  profissionalizar a gestão pública e democratizar o acesso aos cargos. A seleção é baseada nas qualificações técnicas do candidato, além de outras aptidões necessárias. O profissional não é escolhido com base em indicação política. O servidor com estabilidade tem mais autonomia para denunciar situações sem correr o risco de ser demitido por isso.

Contras

A aprovação em concurso, muitas vezes, faz com que servidores que não se identificaram na função continuem no cargo devido à estabilidade, o que prejudica o serviço. Alguns se acomodam no sentido de não se esforçar no trabalho. Ao contrário do setor privado, em que o funcionário pode ser demitido a qualquer momento, o servidor público pode ser demitido só em caso de cometer falta grave. Porém, não é possível demitir um servidor sem que ele seja julgado por meio de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), onde ele tem direito ao contraditório e à ampla defesa, inclusive feita por advogado. A exoneração é o desligamento sem caráter punitivo.

Desistência

Somente a abertura de concurso não é suficiente para garantia de preenchimento de vaga. Há profissionais que foram aprovados para concurso no Estado, mas desistiram ao ver a realidade.

Fonte: João Eudes Bezerra Filho, Adriano Pedra, Rogério Lima e Kelly Andrade