Tecnologia

Twitter lança ferramenta para denunciar informações falsas no Brasil

Ferramenta, ainda em teste, já estava disponível desde o ano passado nos EUA, Coreia do Sul e Austrália; agora chega também a Espanha e Filipinas

17 JAN 2022 • POR CNN • 15h00

O Twitter liberou nesta segunda-feira (17) no Brasil, Espanha e Filipinas, recurso para denunciar tuítes que contenham desinformação.

A ferramenta, ainda em fase de testes, já havia sido liberada nos EUA, Coreia do Sul e Austrália em agosto de 2021.

Ao clicar em “Denunciar Tweet”, agora o usuário vê a opção de reportar “As informações são enganosas”. Na sequência, a plataforma pergunta se o conteúdo é sobre “política”, “saúde” ou “outra coisa”.

Em “política”, é possível discriminar se é sobre “informações sobre a eleição” ou outro assunto. Já em “saúde”, a plataforma pergunta se o tuíte contem “informações sobre Covid-19” ou outro tema.

Em um aviso na ferramenta, a plataforma ainda diz: “Ainda que não seja tomada nenhuma ação por conta desta denúncia nem enviada uma resposta diretamente a você, usaremos esta denúncia para desenvolver novas formas de reduzir informações enganosas. Isso pode incluir limitação da visibilidade, contextualização adicional e criação de novas políticas”.

De acordo com a plataforma, até o momento o Twitter já recebeu cerca de 3 milhões de tuítes que supostamente violam as políticas da rede social.