cultura

Cordelista Aurineide Alencar lança a Kombi itinerante ‘Cordelteca’

23 DEZ 2021 • POR Gracindo Ramos • 10h24
Cordelista visitará escolas e feiras literárias com sua biblioteca de cordéis itinerante - SIMTED Dourados

A cordelista Aurineide Alencar, professora aposentada, fez o lançamento da Cordelteca Itinerante no último dia 20 de dezembro, quando a cidade de Dourados (MS) completou 86 anos. Com acervo de livros de cordéis, o espaço cultural criado pela escritora é uma Kombi, com a qual pretende visitar escolas, feiras e eventos literários em geral, na região e também em outros estados.

A ideia surgiu em 2019, quando a professora aposentada adquiriu o veículo e começou a investir para transformar a Kombi numa biblioteca móvel de cordéis. A cordelista contou que várias premiações literárias em dinheiro conquistadas foram investidas no projeto. Alencar agora pretende adquirir um ar condicionado para poder viajar com mais conforto. Recentemente ela conquistou o primeiro lugar do "Concurso de Poesia do Projeto Literário da FETEMS", recebendo a premiação de R$ 1 mil.

A professora reuniu em sua residência "Sitioca Cantinho do Cordel" familiares, amigos, profissionais e a sua amiga poetisa Odila Lange, com quem forma a dupla ‘Oxente & Tchê!’, para celebrar a realização do sonho de levar a literatura de cordel para unidades de ensino e feiras literárias. "Tão grande é minha alegria pela realização do lançamento oficial da Cordelteca. Quero agradecer de todo o meu coração e dizer que sem o seu esforço nada teria acontecido. Muito obrigada pelo apoio! Deus abençoe!", agradeceu a cordelista. A Kombi itinerante Cordelteca, assim como toda a arte produzida por Aurineide, mistura elementos da cultura nordestina e também da essência sul-mato-grossense.

Aurineide nasceu em Catolé do Rocha, na Paraíba, e veio para Dourados com 18 anos de idade. No Nordeste teve no cordel uma ferramenta importante de aprendizado e contato com a literatura e a música, juntamente com outros elementos da cultura nordestina, como o repente.

A cordelista foi professora do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais da Rede Estadual. Ela começou a adaptar os conteúdos para o cordel e, além de tornar as aulas mais atrativas, levava ao conhecimento dos alunos a literatura nordestina. Mesmo sem apoio, ela se empenhou na divulgação dos poemas populares e fez mestrado em Assunção, no Paraguai, onde dissertou sobre o cordel.

Ela se tornou cordelista profissional ao participar de diversos concursos literários. Após lançar o primeiro livro, "Nas veredas do Cordel", ingressou na Academia Douradense de Letras. Alencar possui 5 livros publicados e 111 cordéis escritos. E dois e-books: "Semeadora de Cordéis" e "Dourados vive o Cordel".Sua obra já tem sido utilizada em estudos universitários.

Aurineide Alencar já publicou os livros "Nas veredas do cordel", "Vida e versos", "Mato Grosso do Sul nas asas do cordel", "Pescador de cantos" e "Embrenhando-se em Cordel". Mais de cem folhetos de cordéis e quinze desafios com a escritora e poetisa Odila Schwingel Lange, com quem forma a dupla "Oxente e Tchê!".

A cordelista tem participação em mais de quarenta antologias nacionais e internacionais. Membro efetiva da Academia Douradense de Letras (ADL), Academia de Letras do Brasil/MS (ALB/MS) e Academia Feminina de Letras e Artes do Mato Grosso do Sul (AFLAMS). Faz parte da União Brasileira de Trovadores (UBT). Membro correspondente da Academia de Teófilo Otoni/MG (ALTO), Academia Norte Rio Grandense de Literatura de Cordel (ANLIC). Acadêmica associada da Academia Latinoamericana de Literatura Moderna (ALLM). Sócia da União de Escritores e Artistas de Tarija/Bolívia. Membra e conselheira fiscal no Instituto Pirâmide. Embaixadora da Paz (France Suisse). E Embaixadora Universal da Cultura com aval da UNESCO.

Contato com a autora: www.cordelistaaurineide.blogspot.com / aurineidealencar@hotmail.com / (67) 98116-1982.

Acesse: https://www.youtube.com/channel/UCKX7csqN-nSoXwx5mxthOBA