Cultura

Funced enalteceu a cultura e o esporte de Dourados

Música, dança, Festa Junina, Teatro, Jogos Abertos, Poesia e Projeto Pixinguinha foram alguns dos eventos que encantaram o público

20 DEZ 2021 • POR Vander Verão, especial para O Progresso • 11h00
Festa Junina, um dos mais importantes eventos culturais de Dourados - A. Frota

A década de 80 em Dourados foi marcada por várias conquistas, principalmente nos setores cultural e esportivo, com a realização de importantes eventos.

A classe artística pressionou e o saudoso prefeito Luiz Antônio Gonçalves enviou para a Câmara de Vereadores um projeto criando a Fundação Cultural e de Esportes de Dourados (Funced), o qual foi aprovado na sessão do dia 3 de agosto de 1983, após intensos debates.

Aliás, o projeto ficou “engavetado” por uns quatro meses. Alguns vereadores queriam fazer mudança no texto. A classe artística pressionou e a Mesa Diretora da Câmara resolveu colocá-lo em votação, sendo aprovado por unanimidade, apesar de divergências. O plenário do Legislativo estava lotado por representantes de vários segmentos da comunidade.

Entre as competências da Funced estavam: a formulação da política cultural e de esportes do município; articular-se com os órgãos federais, estaduais e municipais, bem como universidades e instituições culturais e esportivas de qualquer iniciativa; promover a defesa do patrimônio histórico do município, conceder auxílio a instituições culturais e esportivas existentes no município, para assegurar o desenvolvimento de um programa cultural ou esportivo; promover exposições, reuniões e realizações de caráter, artístico, literário ou esportivo; promover exposições, espetáculos, conferências, debates, feiras, projeções cinematográficas, festividades populares, campeonatos e jogos; realizar promoções destinadas à integração social da população com vistas elevação de seu nível cultural, artístico e esportivo.

 E a Funced cumpriu com todas as suas obrigações estatutárias. Dourados nunca teve tantos eventos culturais e esportivos como naquela época.

Encontros teatrais, ciclismo, encontros de corais, Jogos Abertos, Projeto Pixinguinha, Rede Nacional de Música, Projeto Gente e Poesia, Festa Junina, Projeto Memória Fotográfica, Concurso de Poesias, Encontro de Cantores Sertanejos, Maratona do Fogo, enfim, foram dezenas e dezenas de promoções da Funced que encantaram o público.

As atividades culturais e esportivas eram realizadas de janeiro a dezembro. Mas, aos poucos, com as mudanças administrativas, a Funced foi perdendo suas características e representatividade.

A Funced foi extinta na administração do prefeito Murilo Zauith sendo criada a Funed (Fundação de Esportes).

Bem, aí a história é outra...