Política

Dourados pode ser a capital do rodeio de MS em 2022

Federação e Sindicato Rural anunciam dois grandes eventos. Cada um movimenta em mais de R$ 1 milhão a economia local

4 DEZ 2021 • POR • 11h00
Durante apresentação da nova diretoria da Federação de Rodeio do Estado de MS, Michael Araújo destacou a força do setor - Divulgação

A cidade de Dourados poderá se tornar a capital do Rodeio a partir de 2022, com dois grandes eventos já anunciados pela Federação de Rodeio do Estado de Mato Grosso do Sul (FRMS) e Sindicato Rural de Dourados. 

De acordo com diretor executivo do da Federação, Michael Araújo, a cidade de Dourados está preparada para receber esses eventos, tendo em vista a estrutura preparada pelo Sindicato Rural. “Cada rodeio movimenta no mínimo, R$ 1 milhão no município em que é realizado. Esses valores são injetados no comércio de roupas, na rede hoteleira, restaurantes, setores do campo como veterinárias, entre outros, o que acaba gerando mais emprego e renda”, destaca. 

De acordo com a programação, em abril Dourados vai sediar o 2º Rodeio Festival com todas as modalidades. Em agosto, acontecerá o Circuito Rodeio da Expoagro, que deve atrair atletas de todo o Brasil.

Nova diretoria  
No último sábado, houve a apresentação da nova diretoria da Federação de Rodeio do Estado de MS. O propósito da FRMS é organizar, difundir e incentivar o esporte de rodeio em todas as categorias e modalidades em todo Estado de Mato Grosso do Sul. Uma das ações já anunciadas será o ranqueamento do esporte. “Queremos identificar qual o melhor atleta, o melhor touro, qual o município com maior abrangência do esporte e assim organizar melhor os resultados. A estratégia é que o melhor atleta de MS possa disputar os grandes torneios nacionais e internacionais”, ressalta Michael.  

Durante o evento, o prefeito de Dourados Alan Guedes  destacou a importância do setor para a economia local e ressaltou a união de esforços em prol da atividade. “Temos a estrutura necessária para a realização deste esporte em nossa cidade”. 

O presidente da Federação de Rodeio de Mato Grosso do Sul, Tião Procópio, relembrou a trajetória nos Estados Unidos, se tornando o primeiro brasileiro a montar touro naquele País. “Vamos nos dedicar para melhorar o rodeio da melhor forma possível”, afirmou.

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Ângelo Ximenes, falou sobre a decisão de realizar o rodeio fora da programação de shows e palestras da tradicional Expoagro e a importância do evento para a maior feira agropecuária do Estado. “Dourados é uma cidade essencialmente rural e vive do agronegócio. Por isso, estamos abertos para este esporte e muito empolgados com esta programação para 2022”, ressaltou.