Política

Em busca de apoio a Riedel, PSDB quer Senado e vice com os aliados

Partido tem mantido contato com quase todas as siglas e tem se apoiado no bom momento do Governo de Reinaldo para fazer Riedel o sucessor

13 NOV 2021 • POR • 14h36
Sérgio de Paula é o presidente estadual do PSDB em Mato Grosso do Sul - Arquivo/MidiaMax

Dialogando com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados de Mato Grosso do Sul, o PSDB do governador Reinaldo Azambuja quer fazer o secretário de infraestrutura Eduardo Riedel o sucessor no comando de Mato Grosso do Sul. Para isso, está em busca de partidos aliados para a vaga de vice e de Senado.

“Estamos andando bastante o Estado e primeiro vamos participar das prévias do partido. Mantemos contato com o diretórios, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e vamos escolher entre Dória e Eduardo Leite para saber quem vai ser o candidato [presidente]. Estamos fazendo um trabalho para Eduardo Leite, foi definido pela executiva, embora não foi maioria absoluta”, diz Sérgio de Paula, presidente do PSDB sul-mato-grossense. 

No início desta semana o PSDB local decidiu apoiar Eduardo Leite para a corrida presidencial. Leite, governador do Rio Grande do Sul, disputa com o governador paulista João Doria e com o ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio. Conforme Sérgio de Paula, o apoio deve-se ao “perfil agregador” do governador gaúcho. 

“É necessário romper com a polarização e evitar o radicalismo. Por conta desse perfil agregador, aqui nossos filiados e lideranças entendem que podemos juntos trabalhar pela pacificação do nosso país”, ressaltou. Dória, há um bom tempo, tem batido de frente com o presidente Bolsonaro. A troca de farpas recorrente não tem sido vista com bons olhos pelo partido. 

Estadual
Para fortalecer o apoio a Eduardo Riedel na corrida a governador, o PSDB local tem mantido contato com praticamente todos os partidos. “Estamos conversando com a ministra Tereza Cristina e com os deputados do MDB, além do prefeito Marcos Trad. Agora é hora da articulação política. Temos a vaga de Senado e de vice aberta para os partidos aliados”, declarou Sérgio de Paula.

Ele continuou: “Vamos defender o governo do Reinaldo por ser municipalista, queremos dar continuidade e Eduardo Riedel tem todas as condições nesse processo. Quem tiver interesse vai caminhar com a gente e eu tenho certeza que a maioria dos prefeitos. O Governo não é só o PSDB, tem vários parceiros e temos que fortalecer eles para ser forte com a gente, mas respeitamos também todas as outras candidaturas que tiver”, ressaltou.

Além de Riedel, nomes como Marquinhos Trad (prefeito de Campo Grande), Rose Modesto (deputada federal) e André Puccinelli (ex-governador) são os que mais aparecem nas negociações para candidato ao governo. Falta menos de um ano para as eleições gerais de 2022 e seis meses para o período de desincompatibilização e filiação partidária, quando os políticos que desejarem concorrer a algum cargo deverão definir os partidos pelos quais disputarão a preferência do eleitor e as pessoas que ocupam cargos na administração pública ou no Poder Executivo terão de deixar seus postos para se candidatarem.