Comunicação

Jornalista de MS é eleito presidente Associação de Imprensa Estrangeira (ACIE)

8 NOV 2021 • POR Blog do Bosco • 09h30
Edmar Figueiredo é natural de Jardim (MS) e ganhou destaque no telejornalismo internacional - Divulgação

De Jardim/MS, cidade  distante 200 quilômetros  da Capital sul-mato-grossense, para o mundo. Foi assim que o jornalista,  ex-repórter e correspondente da TV Globo em Londres, Edmar Figueiredo, fez sua carreira internacional e conquistou a simpatia dos correspondentes e jornalistas brasileiros e estrangeiros que cobrem a imprensa mundial. 

No final de semana, ele foi eleito, por aclamação, para um dos cargos mais representativos do jornalismo brasileiro: a presidência da  Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE), onde é filiado e tem atuação destacada desde 1997.

Além de  correspondente estrangeiro, onde fez carreira no jornalismo internacional, Edinho - como é conhecido entre os amigos da imprensa - tem  curso de Mestrado em Jornalismo e Televisão em Cardiff, na Universidade do País de Gales e atualmente atua no  Rio de Janeiro, onde  abriu  e foi o responsável pelo escritório da APTN (Associated Press Television News), o setor telefiviso da Agência de Notícias Americana AP.

Edmar Figueiredo também dirigiu a APTN no Brasil por 10 anos, sendo o responsável por produzir e enviar reportagens para emissoras de televisão de 180 países do mundo. Depois, foi convidado para trabalhar na TV Globo Londres, onde ficou por alguns anos. A partir daí, o jornalista seguiu carreira internacional.

O novo presidente da ACIE conta com uma nova diretoria composta de correspondentes da Alemanha, Rússia, China e Espanha, entre outros. Sua principal meta à frente da entidade é fazer o resgate da importância da ACIE como instituição que representa e apoia os correspondentes estrangeiros no país. Para isso, vai fomentar atividades e parcerias que apoiem os profissionais no pleno exercício de suas funções.