Cultura

Escritora de Glória de Dourados radicada na França lança livros

Autora Sul-Mato-Grossense vive em Paris há 30 anos e completa 60 anos de vida

24 OUT 2021 • POR • 16h00
Capa do Livro da autora sul-mato-grossense Mazé Torquato - Divulgação

Chegar aos 60 anos de vida é um privilégio, um sol de primavera acariciando o rosto. Quanto tempo resta pela frente? Não se sabe.
O importante é que corpo e mente permaneçam na melhor forma possível, que o prazer esteja presente, atirando outros. Cada minuto conta para aprender, estar em sintonia com o outro, viver!

O livro
Em no crepúsculo da vida, Mazé Torquato Chotil aborda a história de duas amigas. Para festejar os 60 anos de Lúcia Marta lhe oferece, como presente de aniversário, um final de semana na cidade de Rouen, capital da Normandia, uma das regiões francesas. A escolha foi da amiga que desejava rever a bela catedral que Claude Monet pintou 30 vezes depois que se instalou definitivamente em Giverny, no final do século 19.

 Mazé Torquato Chotil nasceu em Glória de Dourados-MS

É uma viagem pela cidade do escritor Gustave Flaubert e de sua Madame Bovary, onde os filósofos e escritores Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir foram professores no começo de suas carreiras.

Na catedral apreciam os vitrais, vistam a sepultura de Ricardo coração de leão, fundador do ducado, cujo coração foi depositado na cripta após sua morte. Mais adiante veem os traços da passagem de Jeanne d’Arc, heroína francesa atualmente, foi queimada numa fogueira na praça do mercado em 30 de maio de 1431 No passeio, visitas gastronômicas, mas também a notícia recebida por Marta da perda de uma irmã.

Mini Bio
MazéTorquato Chotil nasceu em Glória de Dourados-MS, foi para São Paulo estudar, em meados dos anos 1970 e reside em Paris desde 1985. Jornalista, pesquisadora, é doutora em informação e comunicação pela Paris VIII e pósdoutora pela EHESS.

É autora de: Minha Paris Brasileira; Lembranças do sítio; Lembranças da vila; Minha aventura na colonização do Oeste; Trabalhadores exilados; José Ibrahim; Maria d’Apparecida negroluminosa voz e Na Rota de traficantes. Em francês publicou: Ouvrières chez Bidermann, L’Exil ouvrier e Maria d’Apparecida - Une Maria pas comme les autres.