Dourados

Presidente da 4ª Subseção da OAB encerra gestão com mais de 70% de aprovação

Alexandre Mantovani faz balanço do mandato e diz que nem os desafios impostos pela pandemia impediram a Ordem de ter grandes avanços

22 OUT 2021 • POR Da Redação • 13h00

Dever cumprido e orgulho dos trabalhos realizados em prol da advocacia. É assim que o presidente da 4ª Subseção da OAB Dourados e Itaporã, Alexandre Mantovani se sente há poucos meses do final do mandato.

O sentimento dele também se reflete na maioria da classe. Os dados válidos, de um levantamento feito entre os dias 16 e 18 desse mês, pelo Instituto de Pesquisa Resultado, revelam que 71,77% dos advogados de Dourados e Itaporã aprovam a gestão de Mantovani e apenas 28,23% desaprovaram. Outro dado interessante da pesquisa é que o atual presidente da Ordem está bem avaliado por toda classe, desde os mais novos advogados, com até 5 anos de profissão (28,30%) até os mais experientes, com 20 anos de atividade na advocacia (22%).

"Saber que os colegas de profissão confiam e aprovam a mudança que vem sendo feita é muito gratificante. Mas confesso que foram tempos difíceis, por conta da Pandemia. Tivemos que nos reinventar com rapidez, nos modernizar e usar novas ferramentas de comunicação para continuarmos trabalhando. Nos superamos. As comissões não interromperam as atividades, os eventos que eram presenciais passaram a ser virtuais, mas em nenhum momento deixamos de atender a nossa classe", declarou o atual presidente.

Em 2019, primeiro ano de mandato, Mantovani realizou à frente da OAB Dourados, 77 eventos presenciais, mas com a chegada da pandemia da Covid-19, no início de 2020, a entidade precisou reformular os trabalhos e até a forma de atendimento aos advogados. Mesmos assim a entidade promoveu dezenas de eventos virtuais para a classe.

Diante do momento de fragilidade da população, a 4ª Subseção protagonizou diversas ações sociais de arrecadação de alimentos, para as vítimas da pandemia; campanha de agasalho, para socorrer as famílias carentes durante um dos frios mais rigorosos e por fim a arrecadação de absorventes, que foram doados para mulheres em estado de vulnerabilidade. A OAB participou ainda da campanha de vacinação antirrábica, contra a Influenza e fez doações de livros para estabelecimentos penais. "Talvez uma das nossas maiores conquistas foi conseguir junto as autoridades municipais, incluir a advocacia entre as classes prioritárias na vacinação contra a Covid-19", relembra Mantovani.

Ainda dentro do balanço do mandato, o presidente da OAB Dourados e Itaporã lembra que que aproveitou as medidas restritivas de atendimento para realizar uma série de obras de reforma e ampliação.

Entre as principais, Mantovani destaca a reforma e ampliação do Parlatório da PED – Penitenciária Estadual de Dourados, dando conforto e dignidade aos advogados criminalistas; reforma da sala dos advogados no Fórum, com a implantação da sala especial de amamentação, para a mulher advogada; construção, em Dourados, do novo prédio da CAAMS – Caixa de Assistência do Advogado de Mato Grosso do Sul; Instalação, no município, da primeira sala de audiência virtual, do Estado, na sede da Subseção; criação de uma sala de coworking, para ajudar os novos advogados, além da reforma da sala do 2º Distrito Policial e a realização de audiência de custódia, na sala dos advogados, no 1º Distrito Policial.

"Mesmo diante de tantos obstáculos que enfrentamos em 2020 e 2021 conseguimos resultados surpreendentes. Estou muito feliz. Mantivemos a OAB de portas abertas para toda a classe, valorizamos a mulher advogada e ampliamos o espaço e a participação do jovem recém ingresso na profissão. E principalmente, não nos furtamos em manter posicionamento firme em defesa das prerrogativas dos advogados. Quero agradecer quem esteve do meu lado ajudando a implantar essa mudança de gestão na 4ª Subseção. Essa conquista é de todos nós", concluiu Alexandre Mantovani.