saúde

O corpo como fonte de aprendizagem!

Negligenciamos um canal de expressão e conhecimento importante ao nos focar apenas no desenvolvimento da mente

12 OUT 2021 • POR https://novaescola.org.br/conteudo/8096/o-corpo-como-fonte-de-aprendizagem • 11h07

Há algum tempo, passamos a acreditar que a escola deve se preocupar apenas com a Educação da mente. Para João Batista Freire, corpo e mente devem ser entendidos como componentes que integram um único organismo. Ambos devem ter assento na escola, não um (a mente) para aprender e o outro (o corpo) para transportar, mas ambos para se emancipar.

Por causa dessa concepção de que a escola só deve mobilizar a mente, o corpo fica reduzido a um estorvo que, quanto mais quieto estiver, menos atrapalhará. Freire nos alerta que o corpo é visto, no meio educacional, como algo a ser domesticado e não como um instrumento que possibilita aprendizagens.

Já no início do Ensino Fundamental, desvalorizamos o brincar e as expressões corporais das crianças e trabalhamos para adaptar seus movimentos a quatro paredes, tornando-as atentas e estáticas. Nossas ações costumam se direcionar para os processos mentais que almejam a alfabetização, e assim deixamos de oferecer possibilidades para os alunos explorarem fisicamente o mundo ao redor.

O conceito de corporeidade o corpo vivenciado no tempo e no espaço precisa ser retomado. A ausência de um trabalho sobre isso na escola não interfere apenas no desenvolvimento infantil mas também afeta os adolescentes. Afinal, esse estudo possibilitaria uma compreensão global sobre uma série de temas contemporâneos.


Por: Catarina Iavelberg