saúde

Suicídio e tentativa de suicídio em pessoas com transtorno do espectro autista

11 OUT 2021 • POR ???????????????????????????????? ????????????????????????????????????????-?????????????????????????? • 14h02

É importante saber que indivíduos com transtorno do espectro autista são grupo de risco para suicídio.

Pesquisas nessa área ainda estão surgindo, mas estudos mostram que indivíduos com autismo podem ter maior risco de suicídio e apresentam taxas de pensamentos e comportamentos suicidas mais altas do que a média.

Pessoas com autismo geralmente apresentam transtornos associados que aumentam o risco de suicídio, como depressão e ansiedade.

Embora ainda não existam pesquisas suficientes para saber quais faixas etárias de pessoas no espectro autista estão em maior risco, pesquisas prévias já mostram que os jovens em geral são um grupo de alto risco.

Um estudo de coorte que incluiu 6.559.266 pessoas com 10 anos ou mais, mostrou que os indivíduos com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) tiveram taxas mais de 3 vezes maiores de tentativa de suicídio e suicídio em comparação com todas as outras pessoas sem diagnóstico de TEA.

A comorbidade psiquiátrica foi considerada um importante fator de risco, mais de 90% das pessoas com TEA que tentaram ou morreram por suicídio apresentavam uma comorbidade associada.

Vários fatores de risco são diferentes dos fatores de risco na população geral, o que sugere a necessidade de estratégias personalizadas de prevenção do suicídio.

Devido a essas particularidades na avaliação do risco de suicídio em autistas, os resultados da pesquisa destacam a falta de ferramentas disponíveis utilizadas para medir o risco de suicídio nesse grupo.

Fontes:

Artigos

Assessment of Suicidal Behaviors Among Individuals With Autism Spectrum Disorder in Denmark

Suicidality Among Children and Youth With and Without Autism Spectrum Disorder: A Systematic Review of Existing Risk Assessment Tools