Palestra

‘Cidades Inclusivas para Mulheres’ são tema de debate do CAU/MS

27 SET 2021 • POR • 16h00

Nos dias 28 e 29 de setembro o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul realizará o II Ciclo de Debates ‘Mulheres na Arquitetura – Cidades Inclusivas para as Mulheres’, um evento idealizado pelo CAU Brasil para debater diretrizes que possam resultar em melhorias para todos que vivem nas cidades.

O encontro será online, coordenado pela Comissão Temporária para Equidade de Gênero e Raça do CAU/MS e terá como convidadas a vereadora de Campo Grande, Camila Jara, as arquitetas e urbanistas Dra. Maria Lúcia Torrecilha, Dra. Terezinha Gonzaga e a Mestra Daniela Sarmento, conselheira federal do CAU/SC e vice-presidente do CAU Brasil.

A coordenadora da CTEGR, Beatriz Meneghini, destaca que a iniciativa é um passo importante por mais equidade. “É fundamental refletirmos sobre o papel da arquitetura e do urbanismo na vida das mulheres e reconhecer que a construção de políticas públicas passa pela percepção da desigualdade de gênero”.

Os debatesdo II Ciclotiveram início em março, quando o CAU Brasil realizou o evento “Mulheres: da casa à cidade – Direitos e Cidadania em tempos de pandemia”, junto à Câmara dos Deputados, na ocasião do Dia Internacional da Mulher. Saiba mais no site: https://www.caubr.gov.br/equidade/.

Conheça as palestrantes

Maria Lúcia Torrecilha–Arquiteta e urbanista Doutora em Geografia Humana pela FFLCH/USP (2013) com “bolsa sanduíche” na Universidade de Sorbonne (França). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Cidade Universitária desde 2011. Já atuou em Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Políticas Urbanas, Ambientais, Regional e de Cidades de Fronteira, e em Políticas e Projetos de Habitação de Interesse Social.

Camila Jara–Campo-grandense, estudante de Ciências Sociais pela UFMS. Fez parte de movimentos estudantis, militou pelo Partido dos Trabalhadores, coordenou campanhas de juventude nas eleições de 2014 e 2016, participou do Estágio Visita na Câmara Federal em Brasília, e está à frente de diversos coletivos, como o Elas Podem. Nas eleições de 2020, foi a única mulher eleita entre os 29 vereadores da Câmara Municipal, a mais jovem e também a mais votada, com 3470 votos.

Terezinha Gonzaga–Arquiteta e urbanista Doutora pela USP e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo – Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV). Coordenadora do Programa de Planta Popular, na Prefeitura Municipal de Votuporanga; autora do livro “A Cidade e Arquitetura também mulher: Planejamento Urbano, Projetos Arquitetônicos e gênero, editora AnnaBlume (2011).

Daniela Sarmento- Arquiteta e Urbanista, mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com pesquisa na área de Urbanismo e Gênero. Atua na área de projetos de arquitetura e desenho urbano, é professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo, foi presidente do IAB – Núcleo Blumenau (2017); foi presidente do CAU/SC (2018-2020), atualmente está conselheira federal e vice-presidente do CAU Brasil.

PROGRAMAÇÃO

Dia 28/09/2021: Equidade na política em arquitetura e urbanismo
- 18h - Abertura: João Augusto Albuquerque Soares – presidente do CAU/MS 
-18h05 - Apresentação: Beatriz Meneghini – conselheira estadual e coordenadora da CTEGR-CAU/MS 
- 18h10 – Mediadora: Arquiteta e Urbanista Débora Vilela Rondon, conselheira suplente e membro da CTEGR – CAU/MS
- 18h15 - Arquiteta e Urbanista Doutora Maria Lúcia Torrecilha: Construindo na prática Cidades Seguras e Inclusivas para as Mulheres
-  18h45 - Vereadora Camila Jara: Construindo na prática Cidades Seguras e Inclusivas para as Mulheres.
- 19h15 – Debate
- 19h45 – Encerramento.

Dia 29/09/2021: Equidade na formação em arquitetura e urbanismo
- 18h – Mediadora: Arquiteta e Urbanista MestraNeilaJanes Viana Vieira, conselheira estadual e 1ª vice-presidente do CAU/MS
- 18h05 - Arquiteta e Urbanista Doutora Terezinha Gonzaga: Um novo olhar sobre a formação em Planejamento das Cidades
- 18h35 – Arquiteta e Urbanista Mestra Daniela Sarmento, conselheira federal do CAU/SC e vice-presidente CAU Brasil: Um novo olhar sobre a formação em planejamento das cidades.
- 19h05– Debate
- 19h35 – Encerramento.