Saúde

Com 277,3 mil doses de vacinas recebidas nos últimos dias, MS vai estocar 80 mil doses de Coronavac, diz secretário

MS recebeu doses de Pfizer, Astrazeneca, Coronavac e Janssen

20 SET 2021 • POR G1 • 16h30

Entre sábado (18) e está segunda-feira (20), Mato Grosso do Sul recebe do Ministério da Saúde 277.300 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Com número expressivo de imunizantes, o estado vai adotar uma nova estratégia e estocar uma parte das doses de Coronavac para destinar, conforme a demanda, aos municípios a aplicação em primeira ou segunda dose.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira, pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. Ele explicou também como será a destinação dos outros imunizantes que foram enviados ao estado:

Das 106.800 doses de Coronavac que chegaram no sábado, mais de 80 mil serão estocadas pelo governo e uma parte será enviada aos municípios;

As 133.380 doses da Pfizer que o estado recebeu no domingo serão todas utilizadas para a aplicação em segunda dose;

Da mesma foram, as 35.250 doses de Astrazeneca que chegam nesta segunda no início da tarde também serão utilizadas para segunda dose;

O secretário somente não detalhou como serão utilizadas as 1.900 doses da Janssen que chegaram na manhã desta segunda.

Resende disse que a secretaria estadual de Saúde e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) vão pedir ao Ministério da Saúde para rever o posicionamento em relação a orientação de não vacinar mais adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.

Enquanto isso, ele explicou que vai continuar a aplicar a primeira dose em adolescentes (com vacinas da Pfizer) e a segunda dose deixará de ser aplicada em 21 dias (orientação anterior da própria pasta) e passará a ser ministrada somente com 12 semanas, até que o Ministério da Saúde esclareça essa situação.

O secretário comemorou ainda o fato de Mato Grosso do Sul ter atingido neste domingo a marca de 71,4% da população adulta do estado vacinada com as duas doses ou dose única da vacina. Em relação a população total do estado esse percentual é de 53,19%..