Cultura

Dia da Polca Paraguaia foi comemorado nesta quarta-feira

A data, 15 de setembro, é em homenagem a dois grandes artistas paraguaios

16 SET 2021 • POR Da Redação • 10h00

Anualmente, no dia 15 de setembro é comemorado no Paraguai o Dia da Polca Paraguaia. A data, promulgada através da Lei nº 4366 de 1º de julho de 2011, é em homenagem a dois grandes artistas do país: Emiliano R. Fernández e Luis Alberto del Paraná.

Com o nome originário da Europa, a Polca se popularizou no Paraguai, também na Argentina e no centro-sul do Brasil, com um ritmo diferente do proposto originalmente, adquirindo identidade própria ao combinar os ritmos ternário, binário e síncope.

O dia é comemorado nesta data em homenagem a Emiliano R. Fernández e Luis Alberto del Paraná, que morreram no dia 15 de setembro de 1949 e 1974, respectivamente. 

No Brasil, a Polca ganhou um gênero híbrido, chamado pelo músicos de “Rasqueado”, tendo a Guarânia e o Chamamé como principais derivações, sendo ritmos bem conhecidos pelos brasileiros, principalmente os sul-mato-grossenses, devido a proximidade e a forte ligação com o Paraguai.

As músicas Mercedita (Daniel e Perla), Galopeira (Chitãozinho e Xororó), KM 11 (Porca Veia), Volve Volve (Dilermando Reis) e Felicidades são as poucas mais conhecidas pelos brasileiros.

No Mato Grosso do Sul, nomes consagrados como Marcelo Loureiro, Pre Lima, Almir Sater e Paulo Simões tocam o ritmo paraguaio.