Vacinação

Saúde amplia grupos contemplados com a dose de reforço

14 SET 2021 • POR • 08h45

A Prefeitura de Dourados, através do setor de Imunização, ampliou a vacinação "Dose 3" para pessoas com comorbidades imunológicas a partir de quarta-feira (15), no Centro de Convivência do Idoso, das 07h30 às 15h.

Todos que vacinaram dose 2 até o dia 1° de agosto de 2021 podem se vacinar com a Dose 3. É preciso apresentar documento pessoal com foto, CPF ou cartão SUS e prescrição médica.

Poderão tomar a vacinar as pessoas com alto grau de imunossupressão (Imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras e pessoas vivendo com HIV/Aids, uso de corticóides em doses iguais ou maiores que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em hemodiálise, pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Dose 2 No Centro de Convivência do Idoso, das 7h30 às 15h, será aplicada a segunda dose para quem tomou a Pfizer dose 1 até o dia 11 de agosto; bem como para quem tomou dose 1 da Coronavac até 15 de agosto. Também será aplicada, das 15h às 20h, nos postos de saúde do Maracanã, Parque do lago II e Parque das nações I.

Astrazeneca

O imunizante da Astrazeneca está em falta para quem for tomar dose 2. Em alguns estados do País foi autorizado a aplicação da Pfizer. Em Mato Grosso do Sul, o secretário de saúde Geraldo Resende chegou a dar entrevista à imprensa de que o Estado também iria adotar.

Contudo, nenhum comunicado foi feito de forma oficial para as prefeituras. Em Dourados, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda um comunicado para oferecer dose 2 da Pfizer no lugar da Astrazeneca, sem prazo para retomar a vacinação.