Saúde

Levedura de cerveja fortalece o sistema imunológico e reduz sintomas da TPM

Se consumida antes de atividades físicas, proporciona um bom aporte energético e evita lesões musculares

26 JUL 2021 • POR Nathana Loureiro • 16h30
Proveniente do fungo Saccharomyces carevisiae, a levedura é responsável pela fermentação do açúcar de cerais como cevada, malte, arroz e trigo.

Rica em proteínas, vitaminas do complexo B1, B2, B3, B6, e nutrientes como fibras, magnésio, ferro, fósforo e carboidratos, a levedura de cerveja é indicada para quem mantém altos níveis de atividades físicas. Ela é um importante regulador do açúcar no metabolismo, diminuindo assim o colesterol e fortalecendo o sistema imune.
Proveniente do fungo Saccharomyces carevisiae, a levedura é responsável pela fermentação do açúcar de cereais como cevada, malte, arroz e trigo.
Em mercados é possível encontrá-la em pó ou flocos, nas farmácias e lojas de produtos naturais, em forma de cápsulas ou comprimidos. 
Em entrevista ao O Progresso, o nutricionista Dylan Ayala falou sobre o consumo correto do produto e orientou sobre as melhores maneiras de utilizá-lo. “Por não ser muito palatável, recomenda-se o uso em cápsulas, porém se preferir consumi-la em pó ou flocos, o ideal é associar a levedura a vitaminas, iogurtes ou sucos.”Dylan Ayala é nutricionista especialista em emagrecimento, performance e longevidade

Quem pode consumir? 

Adultos sem histórico de doenças crônicas. Gestantes, nutrizes e idosos devem consumir com cautela, acompanhamento médico e de nutricionista, especialmente idosos devido a altos riscos de doença cardíaca, hipertensão, entre outras que são consideradas crônicas.

Quando evitar o uso? 

Em caso de ácido úrico elevado (hiperuricemia) ou hipersensibilidade ao produto. 

Existem efeitos colaterais relacionados ao uso?

Normalmente os efeitos são leves e podem causar inchaço abdominal, gases e dores de cabeça semelhantes a enxaqueca, neste caso, o uso deve ser suspenso imediatamente.

Quais os principais benefícios no consumo da levedura?

Os benefícios são inúmeros, incluindo a melhora do trânsito intestinal, auxílio no ganho de massa magra, ajuste do apetite, diminuição dos sintomas da TPM, fortalecimento do sistema imunológico, controle da ansiedade, regular os níveis de açúcar no sangue, eficácia no combate a inflamações da pele, além de proporcionar fortalecimento capilar e ser um excelente estimulante para a memória e concentração.

A quais refeições ela pode ser associada?

Pode ser consumida tanto no café da manhã, lanches ou junto às principais refeições (almoço e jantar), respeitando a quantidade de uma a duas colheres de sopa por dia (20 a 40g).

Qual a indicação de uso para quem pratica atividades físicas?

Desde que o consumo seja constante, não há necessidade de manter um padrão. Se for consumida antes da atividade, ela proporciona um bom aporte energético e evita lesões musculares, após, promove a recuperação muscular.

Existe algum benefício no consumo da levedura na forma de cerveja convencional?

Sim, porém com muita cautela. A cerveja possui seus benefícios, mas traz um valor calórico muito alto, além disso possui álcool que prejudica o metabolismo. O corpo identifica o álcool como algo tóxico e tenta eliminá-lo primeiro, o que acaba comprometendo outros processos como digestão, metabolismo e absorção. A levedura pode ser consumida diariamente, o que não é o caso da bebida alcoólica, pois o consumo excessivo acarreta em sérios problemas hepáticos, cardiovasculares, neurológicos, entre outros.