Luto

Morre em Dourados o professor Wilson Biasotto

14 JUL 2021 • POR Flávio Verão/Dourados Agora • 16h55

Morreu na tarde desta quarta-feira (14) em Dourados o professor aposentado Wilson Valentin Biasotto, aos 73 anos. Ele estava internado e teve uma série de complicações de saúde. O velório será das 8h às 10h desta quinta, na Capela do Pax Primavera, ao lado do cemitério próximo ao Hospital Universitário. O enterro será no local, em seguida.

O professor foi internado no dia 14 de junho para tratar de embolia pulmonar. Se recuperou e foi para casa, tendo em seguida um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Exames complementares foram realizados, sendo diagnosticado que um câncer que teve há cinco anos havia retornado, mas em forma de metástase. Com saúde debilitada, não resistiu e morreu hoje.

Biografia

Natural de Borborema, interior de São Paulo, Biasotto iniciou a sua carreira no magistério em 1972, após concluir faculdade de História.

Em março de 1974 mudou para Dourados para lecionar no Campus de Dourados da UEMT – Universidade Estadual de Mato Grosso – posteriormente Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Na Universidade Biasotto construiu a sua carreira devotando-se ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária. Concluiu o Mestrado e o Doutorado na Universidade de São Paulo, USP, em História Social.

Em 1976 Biasotto casou-se com a professora Helena Maria Schvarcz Biasotto, conhecida como professora Leninha. Juntos tiveram os filhos Mirella, Etienne e Milenne.

Em 1982, após quatro anos de debates internos na UFMS/Dourados e debates externos, principalmente no seio do professorado, Biasotto lançou, pela primeira vez por escrito, a ideia da criação da Universidade Federal da Grande Dourados, realidade que veio ocorrer em 2005, com desmembramento da UFMS.

Em 1996 foi eleito diretor do Campus de Dourados da UFMS exercendo o seu mandado entre 1997 e 2000. Como diretor, entre outras realizações, foi o responsável pelo projeto "Cidade Universitária de Dourados" e pela criação dos cursos de Administração de Empresas, Direito, Medicina o Mestrado em História, o de Entomologia e Recursos da Biodiversidade, além de deixar encaminhado o Projeto de Mestrado em Geografia.

Em janeiro de 2001 assumiu uma vaga de vereador na Câmara Municipal de Dourados, tendo exercido por 2 anos a liderança do governo naquela casa de Leis. Foi reeleito em 2004. Já em 2008 disputou eleições para prefeito, ficando em terceira colocação.