Política

MS quer se unir a outros estados para atender refugiados da Venezuela

20 MAI 2021 • POR • 17h30

A situação de venezuelanos que entraram de forma ilegal no Estado, foi tema da reunião entre o governador Reinaldo Azambuja e a embaixadora da Venezuela, Maria Teresa Belandria, nesta quarta-feira, dia 19.

A embaixadora pediu o apoio do Estado na regularização dos imigrantes, na segurança e também na troca de informações entre as autoridades.

Já o governador pediu ao secretário de Segurança e Justiça, Antônio Carlos Videira, que também participou da reunião, para que entre em contato com os secretários de Roraima e Amazonas, além do ministro da Justiça, Anderson Torres, para que haja uma ação em conjunto e uma tratativa coordenada em âmbito nacional.

Aqui no Estado, refugiados e migrantes, são auxiliados por meio do Centro de Atendimento em Direitos Humanos, com encaminhamento para o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Polícia Federal ou qualquer serviço emergencial que necessitem, explicou a secretária de de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), Elisa Cleia Nobre.

A embaixadora ressaltou que já visitou 15 estados para tratar do tema e que estes refugiados que entram de forma ilegal, sem documento, podem estar sujeitos a facções criminosas e até trabalho escravo.