IMPRESSO

Luiz Gonzaga fez show em Dourados há 40 anos

20 MAI 2021 • POR Vander Verão • 09h01

O saudoso músico Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, que morreu no dia 2 de agosto de 1989, fez um show em Dourados, no dia 28 de março de l980, no ginásio do Operário, para um público de mais de 6 mil pessoas. Portanto, isso aconteceu há mais de 40 anos.

O show teve início com 40 minutos de atraso e o pessoal já começava a querer gritar por sua presença, quando Gonzagão entrou na quadra. Logo ele foi acalmando o público com o som dançante de sua mágica sanfona de “Asa Branca” e de tantos outros clássicos da música brasileira.

O show de Luiz Gonzaga marcou época, num clima de alegria e muita paz, o que não aconteceu no show do também saudoso Sivuca, em 1979, no mesmo local, quando algumas pessoas soltaram “bombinhas”, em protesto devido ao problema de acústica.

A emoção tomou conta do ginásio e, cada música que Gonzagão mandava ver, ele era aplaudido de pé pelo público, que saiu satisfeito com a performance do “Rei do Baião”. Em Dourados, Gonzagão fez uma das suas últimas apresentações solo, já que, em abril daquele ano, ele começaria a se apresentar, em todo o País, ao lado do seu filho, o saudoso Gonzaguinha.

Vale lembrar que o show de Luiz Gonzaga abriu a temporada de promoções artístico-culturais de Dourados, numa realização do Departamento de Asssuntos Culturais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que era chefiado pela professora Luiza Melo Vasconcelos.

Aliás, a escolha de Luiz Gonzaga para abrir a temporada foi bastante feliz, já que, conforme opinou a professora Luiza Melo Vasconcelos, o Rei do Baião, “é uma barreira à propagação de modismos estrangeiros, sendo hoje, um dos porta-estandartes de divulgação da nossa cultura”. 

Vida de Viajante 

Pai e filho, depois de um longo distanciamento, devido a problemas familiares, começaram a se apresentar juntos a partir de 1978. Em abril de 1980, depois do show em Dourados, Gonzagão e Gonzaguinha saíram em turnê pelo País, no show denominado “A Vida do Viajante”. Aliás, em 1981 foi lançado um disco em esse nome, gravado ao vivo, que fez muito sucesso.