IMPRESSO

Semana de valorização da cultura indígena entra no calendário de eventos

Escolas, instituições e entidades não governamentais terão que desenvolver programações anualmente

12 MAI 2021 • POR • 11h30
Reserva Indígena de Dourados tem cerca de 17 mil pessoas; a mais populosa do país

A partir do ano que vem Dourados terá inserido no calendário oficial de eventos do município, a Semana da Valorização da Cultura Indígena. Lei promulgada nesta semana estabelece que a data a ser comemorada anualmente será na terceira semana do mês de abril. O objetivo é promover anualmente o desenvolvimento de atividades, campanhas e projetos de incentivo, colocando a importância da preservação e valorização da cultura. 

Com duas aldeias urbanas e uma população de aproximadamente 17 mil indígenas, Dourados é o município do país que concentra o maior quantitativo de pessoas em uma Reserva. As aldeias, inclusive, são maiores em número de habitantes que quase metade dos municípios sul-mato-grossenses. Já o tamanho territorial, a Reserva Indígena perde a distância de qualquer cidade. 

Para o diretor da Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas municipal, Leomar Mariano da Silva, o Trovão, a iniciativa de exaltar a cultura indígena no calendário oficial traz também a união entre os povos. “Resgata a nossa cultura, ela incentiva os jovens a se apegar a cultura indígena, as nossas rezas, as nossas danças tradicionais”, declarou. 

A Lei prevê que escolas, instituições municipais e entidades não governamentais desenvolvam programações com a realização de palestras e atividades práticas de incentivo à valorização da cultura indígena no Município. 

“As despesas decorrentes de execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento vigente, suplementadas se necessário”, dispõe o texto.

Silvio Leão, liderança na aldeia Jaguapiru, também falou sobre a iniciativa. “Essa Lei pra nós é grandiosa. Dependemos de ajuda dos órgãos pra gente comemorar e permanecer na nossa cultura e tradição indígena”, comemorou.