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Empresas levam multas por quebra de medidas sanitárias

9 MAI 2021 • POR Charles Aparecido • 06h00
Vigilância sanitária, OAB, PROCON e a Defensoria Pública, estiveram em empresas para apurar a denúncia dos consumidores - LÚCIA ELIZABETH/DIVULGAÇÃO
Em Dourados empresas focam no atendimento presencial, esquecem de organizar as filas e o distanciamento social, colocando os consumidores em risco de contaminação. 
 
A vigilância sanitária tem recebido em média duas denúncias por dia sobre empresas que não estão mantendo com eficiência as normas de biossegurança. Segundo a fiscal da vigilância sanitária, Ana Paula Pinto Triches, só nos últimos 15 dias foram realizados 20 fiscalizações, 11 notificações e três autos de infração. 
 
O trabalho da vigilância sanitária para diminuir a contaminação da COVID-19 e proteger os consumidores tem se intensificado nas empresas do município durante esse período de pandemia. “No contexto o foco do nosso trabalho é prevenir a disseminação e contágio do vírus, realizando fiscalizações para verificar as medidas e os protocolos adotados por estabelecimentos comerciais, industriais e de assistência à saúde”, afirma a fiscal em entrevista ao PROGRESSO. 
 
Ana Paula Pinto Triches explica que ao receber a denúncia uma equipe de fiscalização da vigilância sanitária é deslocada para o estabelecimento e ao chegar é iniciada uma conversa com o responsável. Em alguns casos é visualmente possível identificar a irregularidade como: descumprimento do uso de máscara, ausência de produtos para higiene das mãos e distanciamento social. “Se a denúncia for de casos suspeitos ou positivos de COVID-19 nós precisamos obter informações mais detalhadas para acessar os programas que armazenam esses dados para constatar a procedência ou improcedência da denúncia”, ressalta a profissional.
 
Caso 
 
No último dia 12, Lúcia Elizabeth ligou para a redação do Jornal O PROGRESSO afirmando que o atendimento presencial da Energisa, estava demorado, com longa fila debaixo do sol e aglomeração na entrada da empresa. Segundo a aposentada, ela tentou pedir uma nova unidade consumidora na semana anterior, mas não conseguiu o atendimento on-line. Na central de atendimento Lúcia Elizabeth permaneceu por mais de duas horas esperando para ser atendida. Ainda no mesmo dia a vigilância sanitária, a OAB 4ª Subseção representada pela advogada Fernanda Mello, o PROCON Municipal e a Defensoria Pública, estiveram na empresa para apurar a denúncia dos consumidores, onde constataram que esta era verdadeira. 
 
O presidente da OAB Dourados e Itaporã, Alexandre Mantovani, afirmou ao O PROGRESSO que a Ordem dos Advogados do Brasil tem atuado fortemente com o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor. Isso tem chamado a atenção da sociedade que vem buscando mais a OAB para intervir nas denúncias. 
 
“Dias atrás fomos procurados para intervenção em caso de não atendimento de um plano de saúde e agora mais recente para intervenção junto a ENERGISA. De fato a OAB tem trabalhado em harmonia com a Defensoria Pública e o PROCON Municipal sempre em defesa intransigente do consumidor”, afirma Alexandre Mantovani.
 
Energisa 
 
A empresa reforçou ao Jornal O PROGRESSO que mantém as normas de biossegurança nos atendimentos presenciais, mas orienta os consumidores a utilizarem os serviços de atendimento on-line para evitar deslocamento e aglomeração. Dentre os serviços disponíveis nos canais digitais destacam-se a segunda via de fatura, atualização cadastral e a religação de energia. Acompanhando a tendência do uso de tecnologia para o relacionamento com o cliente, a ENERGISA afirmou estar investindo cada vez mais no uso de aplicativos. “Pelo celular, o cliente consegue resolver tudo, sem precisar sair de casa. Isso é muito importante para evitar a circulação desnecessária. Nossa orientação é sempre que o cliente priorize os canais digitais”, disse Luiz Prado, coordenador de atendimento da ENERGISA.
 
Fique atento
 
Ana Paula Pinto Triches, fiscal da vigilância sanitária, ressalta que dentre as medidas necessárias para evitar a contaminação da COVID-19, o distanciamento é o menos seguido nos estabelecimentos de alimentação, a mesma ressalta que o recomendado é no mínimo dois metros entre as mesas, sendo o número máximo de quatro pessoas por mesa, além do uso de máscara e também o isolamento se tiver suspeita de Coronavírus. Caso note algum descumprimento de biossegurança ligue imediatamente para a Guarda Municipal de Dourados, o telefone é: (67) 3424-2309.