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Relicitação da Malha Oeste avança com nove empresas aptas para consultoria técnica

A ferrovia irá percorrer São Paulo e Mato Grosso do Sul com 1973 quilômetros de extensão

5 MAI 2021 • POR Comunicação Semagro • 18h00
A ferrovia Malha Oeste passará por São Paulo e Mato Grosso do Sul - Comunicação Semagro

Nove empresas estão aptas a participar do processo seletivo que vai selecionar consultorias para realizar estudos de viabilidade e apoio para a nova concessão da ferrovia Malha Oeste. Este é mais um importante passo para a relicitação da malha ferroviária que passa por Mato Grosso do Sul. Confira aqui quais são as empresas selecionadas.

A seleção das empresas que manifestaram interesse foi feita pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), responsável por custear a elaboração do projeto de relicitação avaliado em US$ 3 milhões. Em dezembro de 2020, o Conselho do PPI (Programa de Parceria de Investimentos) qualificou o projeto, o que representa importante conquista para o Estado.

A ferrovia Malha Oeste compreende o trecho de Mairinque (SP) até Corumbá (MS) e o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck explica que a ferrovia é importante modal para escoar os produtos do Estado. Além disso, a manifestação de interesse que contou com 24 empresas mostra a grande importância dessa ferrovia, que tem despertado o interesse das empresas de consultoria.

"Nós não temos dúvidas quanto existência de investidores devido ao tamanho da demanda que nós temos em Mato Grosso do Sul. Essa junção vai culminar numa estrutura extremamente favorável para a concessão ferroviária", diz ao ressaltar que há fluxo de 300 caminhões de minério que vão diariamente de Corumbá rumo aos portos do Atlântico, transitando pela rodovia BR-262 que tem o traçado paralelo à ferrovia.

Malha Oeste

A ferrovia Malha Oeste perpassa os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com 1.973 km de extensão de linhas, em bitola de 1m. Em julho de 2020, a concessionária operadora da ferrovia protocolou, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pedido de adesão a processo de relicitação (devolução da concessão) referente ao Contrato de Concessão celebrado com a União, nos termos da Lei nº 13.448 de 5 de junho de 2017 e regulamentado pelo Decreto nº 9.957/2019.

O cronograma preliminar do projeto prevê a contratação dos consultores para a realização dos estudos no primeiro semestre de 2021 e a publicação do edital e leilão da nova concessão no primeiro semestre de 2023.