Agepen

Agepen recebe insumos para confecção de artesanatos em presídios da Capital

24 ABR 2021 • POR SEJUSP - MS • 13h00

Para aprimorar o desenvolvimento profissional e geração de renda dos reeducandos, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) firmou parceria com o Instituto Ação pela Paz para disponibilizar insumos para a produção artesanal nas oficinas instaladas em unidades penais de Campo Grande, bem como oferecer novas capacitações.

Ao todo, foram entregues mais de R$ 22,3 mil em materiais, entre eles máquinas de costura, de bordado e furadeira, além de insumos como barbantes, linhas, agulhas, fitas, tintas, pinceis, tecidos e até pirógrafos profissionais para gravação em madeira, e compressor de ar para trabalhos com pinturas de artesanatos em pneus recicláveis.

A ação contribuirá para a confecção das peças que serão expostas na Feira Artesão Livre, realizada duas vezes ao ano, na semana que antecede o Dia das Mães e próximo às festividades natalinas, e conta com o apoio do Ministério Público Estadual, por meio da 50ª Promotoria de Justiça, e do Conselho da Comunidade de Campo Grande.

A doação de insumos também contemplou maquinários como o compressor de ar, essencial para pintura em pneus recicláveis.

Realizada há mais de seis anos, a iniciativa tem como objetivo apresentar à sociedade os trabalhos laborais desenvolvidos pelos reeducandos, sendo que os valores arrecadados com a venda dos produtos artesanais são revertidos ao custodiado que o elaborou e ao sustento de sua família.

De forma inédita, a 12ª Edição da Feira Artesão Livre – Especial de Natal aconteceu em dezembro do ano passado em formato virtual, pelo aplicativo de mensagem instantânea whatsapp. O moto entregador que atuou durante a feira é egresso do sistema prisional e foi financiado pelo Instituto Ação pela Paz.

A modalidade remota, com apresentação dos produtos através de catálogo, atende as recomendações dos órgãos ligados à saúde e execução penal, respeitando as medidas de biossegurança por conta da pandemia. A próxima edição já está agendada para ocorrer no próximo dia 6 de maio.

Para fornecer um produto de qualidade são necessárias parcerias com profissionais que compartilhem seus conhecimentos e forneçam ao custodiado um vislumbre de que é possível ter essa atividade como fonte de renda. Por isso, a necessidade de inovar os trabalhos, promovendo mais qualificações técnicas.

Além de novos conhecimentos, a capacitação também confere ao custodiado a remição de pena, conforme estabelece a Lei de Execução Penal. Em anos anteriores, foram ministrados dezenas de cursos, tais como fabricação de bolsas com materiais recicláveis, fabricação de bonecas de pano e mosaicos, dentre outros.

Conforme a chefe da Divisão de Trabalho Prisional da Agepen, Elaine Cecci, a realização de eventos dessa natureza promovem a pacificação nas unidades prisionais, além de dar oportunidade à agência penitenciária de divulgar ações positivas que ocorrem no meio prisional.