ESPECIAL

Em tempos de pandemia, Jornalismo é essencial!

23 ABR 2021 • POR João Carlos Torraca • 08h45

Imagine o mundo atual sem informação. Agora, imagine o mundo sem informação em tempos de pandemia. Difícil, não é? Pois bem, os jornalistas, pela sua formação e com seu trabalho diário na busca da notícia, com o cuidado da informação segura e bem apurada, têm exercido papel fundamental nos dias atuais, quando o mundo todo enfrenta a pandemia do novo coronavírus.

Por conta da pandemia, o jornalismo teve reforçada sua importância na sociedade e passou a ser, por meio de decreto do governo federal (10.288, de março de 2020), considerada atividade essencial. Justo! É preciso ter a compreensão de que o profissional da comunicação está na linha de frente da Covid-19. Não só na cobertura das campanhas de vacinação, das medidas restritivas adotadas no combate à doença, etc.

O jornalista está presente também na investigação e, sobretudo, na denúncia de eventuais ilegalidades praticadas por agentes públicos na oferta de atendimento e tratamento, bem como na investigação dos investimentos dos recursos federais na prevenção e enfrentamento à pandemia.

Cabe enfatizar que todos os fatos de mau uso de recursos, bem como de falta de assistência às pessoas menos favorecidas, são narrados por jornalistas que têm acesso aos hospitais públicos e particulares, às unidades de saúde, unidades sentinelas que têm a missão de prestar assistência à sociedade.

Por fim, registre-se que a Constituição Federal de 1988 coloca o acesso à informação como direito inalienável do cidadão, de forma que repórteres, editores, produtores, cinegrafistas, repórteres fotográficos e todos aqueles envolvidos na produção jornalística estão diariamente no exercício de função essencial.

Dito isso tudo, assinalo como essencial para os cidadãos de Dourados, de Mato Grosso do Sul, a existência do jornal O Progresso, que neste 21 de abril ingressa no seu ano 71. Foram, até aqui, 70 anos de qualificada informação. Com certeza, o primeiro jornal impresso do interior do Estado tem cumprido o seu essencial papel de bem informar a população.

João Carlos Torraca (*) Presidente do Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados)