Dourados

Sem UTI, familiares de pacientes com Covid-19 pedem socorro

10 ABR 2021 • POR Valéria Araújo • 16h36
A cidade de Dourados tem 26 pacientes esperando por uma vaga de UTI Covid


A cidade de Dourados tem 26 pacientes esperando por uma vaga de UTI Covid. Enquanto os hospitais seguem lotados as famílias entram em desespero. É o caso de um professor que pediu para não ser identificado. Ele aguarda um leito de UTI para a madrasta dele, de 80 anos, que está com Covid-19. 

Ela deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h) no início da semana e foi transferida para o Hospital da Sias em Fátima do Sul. O quadro respiratório se agravou e a família foi comunicada que precisaria encaminhá-la para uma UTI.

“A família está toda desesperada. Não conseguimos leito de UTI em nenhum hospital, nem público e nem particular. Estamos lutando contra o tempo e estamos pedindo socorro”, conta, observando ainda que no hospital não teria medicamentos anticoagulantes.

Outro caso é do empresário Jaime Girrelli. Ele foi entubado durante a madrugada de sexta-feira e aguarda um leito de UTI. 

A família recebeu a informação que está sendo feita uma força tarefa da Secretaria de Saúde para a liberação de leitos, mas até o momento sem novidades em relação a novas vagas de UTI.

Outro lado

Questionada pelo O PROGRESSO, a Assessoria da Prefeitura de Dourados disse que “Primeiramente se solidariza com a família. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde gostaria muito de disponibilizar um leito de forma imediata para a senhora e para outros cidadãos. No entanto, os números alarmantes de Covid e internações não permitem garantir pronto atendimento. Hoje, de forma legal, toda vaga de UTI é disponibilizada conforme análise técnica pela Central de Regulação. O que a Prefeitura de Dourados pode fazer e está fazendo é aumentar o número de leitos de UTI”.