Política

Prefeitura de Dourados é comandada por 85% de homens

Dos 21 cargos de primeiro escalão da administração municipal, apenas três são ocupados por mulheres

6 MAR 2021 • POR Flávio Verão • 12h00
A escolha dos primeiros nomes pelo prefeito Alan começou em dezembro, mas o anúncio só ocorreu em janeiro - Divulgação

Uma administração municipal liderada por homens. Essa é a característica dos cargos ocupados no primeiro escalão da Prefeitura de Dourados. São 21 funções de total confiança do prefeito Alan Guedes e do Vice Dr. Guto, com os maiores salários, dos quais apenas três são ocupados por mulheres, sendo que uma delas ainda está como função de interina, ou seja, pode diminuir a quantidade de mulher no primeiro escalão.

O dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, é um convite a uma reflexão sobre as mulheres e o mundo da política. Muitas conquistas foram obtidas por elas ao longo dos anos, como o direito ao voto e a maior participação na sociedade. No entanto, quando se trata da representatividade na política, esse debate ainda se encontra muito distante do desejado.

Além do prefeito e do vice serem homens, a lista do primeiro escalão do sexo masculino é composta por Diego Zanoni Fontes (Diretor da Agência de Habitação), Ginez Cesar (Assessoria de Comunicação e Cerimonial), Alfredo Barbara Neto (Chefe de Gabinete), Luis Arthur Spindola Castilho (Fundação de Esportes), Milton Batista Pedreira Junior (Fundação de Serviços da Saúde), Rudolf Guimarães da Rocha (Instituto do Meio Ambiente), Paulo César Nunes (Procuradoria Geral), Vander Soares Matoso (Secretaria de Administração), Ademar Roque Zanatta (Secretaria de Agricultura Familiar), Francisco  Chamorro (Secretaria de Cultura), Cleriston Jose Recalcatti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Everson Leite Cordeiro (Secretaria de Fazenda), Henrique Sartori (Secretaria de Governo), Luis Gustavo Casarin (Secretaria de Obras),  Romualdo Diniz Salgado Junior (Secretarias de Serviços Urbanos e de Planejamento) e Frederico de Oliveira Weissinger (Secretaria de Saúde).

As três mulheres do primeiro escalão são Graziele Cespedes de Souza Nascimento, na Guarda Municipal; Elizete Ferreira Gomes, na Assistência Social; e Mariana de Souza Neto, na Agência de Trânsito. Mariana, contudo, está na função de interina. 

A escolha dos primeiros nomes pelo prefeito Alan começou em dezembro, mas foi depois da posse, em 1º de janeiro, que parte do primeiro escalão foi anunciado. O nome que mais surpreendeu foi o de Graziele como comandante da Guarda. Ela é a primeira mulher a chefiar o órgão nos 25 anos desde a criação. 

Para especialistas, a predominância de homens nas prefeituras facilita a indicação de outros homens para as posições de liderança, já que eles não sofreram discriminação de gênero e parte ainda não tem consciência da desigualdade. Também apontam que muitas vezes acontece uma divisão sexual do trabalho político. As mulheres ficam a cargo de secretarias que tenham a ver com cuidado, solidariedade, e não ligadas a recursos, economia, como é o caso em Dourados.

Outro lado

A Prefeitura de Dourados foi procurada, mas até o fechamento desta edição não se manifestou a respeito.