Dia a Dia

Preocupação com a saúde aumenta demanda por produtos orgânicos

Em 2020 a procura por produtos orgânicos cresceu mais de 50% no Brasil. Os novos hábitos atraem débitos de um estilo de vida mais saudável e aquece o mercado na região

13 FEV 2021 • POR Jhonatan Xavier • 10h02

Os hábitos e demandas dos consumidores brasileiros estão mudando. A procura por produtos orgânicos cresceu nos últimos anos e o segmento se consolida no mercado. De acordo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), só no primeiro semestre de 2020, o consumo de produtos orgânicos cresceu mais de 50% no país. Em Dourados a situação não é diferente, prova disso são os mercados e feiras dos produtos que surgiram recentemente e atraem cada vez mais pessoas.

A saudade de uma vida mais tranquila e no campo fez com que o administrador Antônio Weber comprasse um sítio, logo ele tomou gosto por uma estilo de vida mais saudável e, há 14 anos, começou a investir em produtos orgânicos. “Hoje eu trabalho com produtos agroecológicos, e a clientela vem crescendo a cada dia”, conta.

E demanda maior fez com que o produtor mudasse sua forma de comercializar. Hoje, além de vender seus produtos em feiras agroecológicas, em Dourados, Antônio oferta sua produção em grupos e listas em ferramentas de redes sociais, e duas vezes por semana entrega as encomendas na casa dos clientes.

“Percebi que durante a pandemia a preocupação das pessoas com a saúde e a imunidade aumentou e, com isso, eu tive mais encomendas para entrega dos produtos.”, disse o produtor que reforça os cuidados com todas as medidas preventivas ao Covid-19.

Mudança de hábito

Há um bom tempo a preocupação em não ingerir produtos com agrotóxicos e outros itens nocivos à saúde vem crescendo. A atual pandemia também contribuiu para a mudança na percepção dos consumidores.

A professora aposentada Haydê Aparecida Gomes da Silva é uma das entusiastas de práticas naturais e, durante a pandemia, mudou seus hábitos alimentares, percebendo a melhora em sua qualidade de vida. “Iniciei a transição na alimentação optando por alimentos mais saudáveis, sem leite e derivados de laticínio, sem carne vermelha e sem glúten. Hoje tenho muito mais saúde, disposição e rendimento nas atividade diárias.”, disse.

Benefícios dos orgânicos

Os alimentos orgânicos são benéficos não só à saúde mas, também, ao meio ambiente. A agricultura orgânica conserva a qualidade do solo, da água e da biodiversidade vegetal e animal. Além disso, assegura a qualidade de vida do produtor que não entra em contato com produtos nocivos.

Já para saúde do consumidor é comprovado que eles diminuem o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, obesidade e alergias alimentares. A nutricionista Andressa Elena Matos fala sobre as vantagens de uma alimentação mais saudável.

“Estudos sobre esses alimentos apresentam resultados variados, mas grande parte demonstra que os alimentos orgânicos são mais saborosos e possuem um maior valor nutricional, sendo ricos em antioxidantes”, ressalta a nutricionista.

Andressa também alerta para o risco do consumo em excesso de produtos não orgânicos. “O uso de agrotóxicos, pesticidas e outras substâncias podem contaminar os alimentos e, caso sejam consumidos em excesso, podem provocar: intoxicação, dor de cabeça, náusea, dor de estômago, doenças respiratórias, ansiedade, depressão e infertilidade.”.

É possível reduzir os resíduos de agrotóxicos nas partes externas dos alimentos. A nutricionista ensina a receita. “Basta deixar o alimento em imersão de 1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária por 15 minutos, depois lavar em água corrente por inteiro. Esse procedimento não retira os resíduos por completo, mas reduz a contaminação”, finaliza.

Certificação

A legislação implica algumas regras para que um produto seja considerado orgânico. Para isso ele deve apresentar um selo de certificação que explica a categoria e porcentagem de produção de cultivo orgânico.