PANDEMIA

Mortes por Covid-19 entre pacientes de câncer é 6 vezes maior aponta estudo

9 FEV 2021 • POR Da redação • 18h15
Entre os pacientes oncológicos o risco é maior no caso de idosos e pessoas com comorbidades anteriores. - FramePhoto / Agência O Globo

Médicos brasileiros do grupo Oncoclínicas publicaram estudo que aponta a taxa de mortalidade por Covid-19, entre pacientes de câncer, de 16,7%, o número é seis vezes maior que o índice global.

Foram identificados 198 pacientes oncológicos que testaram positivo para Covid-19 entre março e julho de 2020, destes, 33 faleceram. O número de óbitos é maior entre pacientes com neoplasias do trato respiratório, principalmente câncer de pulmão metastático e tumores hematológicos.

Segundo o estudo tratamentos contra o câncer, como quimioterapia e terapia hormonal, não foram associados às mortes.

O estudo aponta, também, que entre os pacientes oncológicos idosos, com comorbidades anteriores e tabagismo o risco de morte é ainda maior.

O resultado reforça o apelo de especialistas da área para que pessoas com câncer sejam prioritárias na vacinação. A segunda atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 reduziu o espectro de pacientes oncológicos.

No Brasil, mais de 1,5 milhão de pessoas estão em tratamento de câncer. No Mato Grosso do Sul, quase 10 mil pacientes foram diagnosticados com a doença, em 2020, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).