Memórias

I Festival Integração da Música Sertaneja

A comissão julgadora escolheu as melhores duplas para a gravação de um LP

24 JAN 2021 • POR Vander Verão, Especial para O Progresso • 15h01

A Rádio Clube de Dourados promoveu em 1980 o 1º Festival Integração da Música Sertaneja do Interior. A finalíssima foi realizada no dia 18 de outubro daquele ano, no ginásio do Operário, reunindo 34 duplas. Os apresentadores foram Gilberto Orlando e Odir Pedroso. A comissão julgadora escolheu as melhores duplas para a gravação de um LP, pela gravadora Tocantins, de propriedade de Liu e Léu, dupla que abriu a grande final do festival, cantando suas melhores músicas.

Durante três meses, equipes da Rádio Clube de Dourados percorreram várias cidades do interior do Estado, realizando as etapas classificatórias visando à grande final em Dourados.

Cerca de 3 mil pessoas prestigiaram a finalíssima, que contou com diversas torcidas organizadas, oriundas de várias cidades da região da Grande Dourados. A comissão julgadora foi formada por José Nunes, Nelson Domingues, José Martins, Liu e Léu, Mateus Gnutzman, Salvador Pinheiro, João Armando Perrupato, Valdomiro Leiria, Adilvo Mazzini e Geraldo Antoniasi.

Além das emissoras Rádio Clube e Rádio Dourados,  também formaram a cadeia sertaneja de emissoras as Rádios Uberlim de Fátima do Sul que transmitiu todas as eliminatórias e finalissima, Rádio Cidade de Maracaju, Rádio Cacique de Nova Andradina, Rádio Cultura de Naviraí, Sociedade Rádio Ponta Porã e Rádio Difusora de Aquidauana.

O disco

Após a finalíssima, os 6 melhores do interior do Estado foram escolhidos para a gravação do disco.

1º lugar 
Dupla Silvano e Simonal, com a música “Verdes Campos de Mato Grosso” autoria de Dênio e Silvano.

2º lugar 
Trio Os Fronteiriços (Salú - Marati e Toninho) com a música “Velha Casinha”, composição de Pedro dos Reis e Salú.

3º lugar 
Dupla Barotino e Silva Rosa, com a música “Vai Viola”, composição de Baronito (dupla de Anastácio)

4º lugar  
Dupla Canção e Poema, com a música “Hoje eu Acordei Chorando”, composição da própria dupla (de Fátima do Sul).

5º lugar  
Trio Os Diamantes da Fronteira, com a música “Rancho de Caboclo”, composição de Jodemar (trio de Amambai).

6º lugar
Dupla Belo e Niquinho, com a interpretação da música “Beco sem Saida”, composição de Tomáz, Benedito Seviéro e Barrerito  de Itaporã).