Cultura

Dourados tem 'Cordelteca' itinerante

Biblioteca itinerante de cordel, em uma Kombi, contém um grande acervo de livros em Dourados

24 JAN 2021 • POR Gracindo Ramos • 14h03

A professora aposentada Aurineide Alencar é apaixonada por cordel. Ela criou o espaço cultural Cordelteca, uma biblioteca itinerante de cordel em uma Kombi que contém um grande acervo de livros de vários gêneros da literatura. A proposta é percorrer a cidade e região com o acervo. “A ideia da Cordelteca começou ao me aposentar, já que eu não tinha mais os meus alunos com quem eu sempre trabalhei os cordéis”, explica a cordelista.

Ela conta que, antes da pandemia, frequentava escolas para divulgar a literatura de cordel. “Eu estava com uma banca de cordel participando das feiras culturais, artesanais, inclusive em cidades vizinhas, e pensei de, ao invés da banca, eu ter uma Kombi exclusivamente para esse trabalho. Fui juntando minhas economias como professora aposentada e consegui comprar a Kombi”, explica a professora. Alencar falou ao jornal O PROGRESSO que planeja colocar o seu acervo itinerante à disposição da população de Dourados em breve. “Eu quero lançar a Cordelteca para a comunidade em junho, numa grande festa. Se sair a vacina logo”, deseja a professora.

Cordelista teve 3 projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc

Aurineide teve três projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc. A lei prevê a concessão de uma renda emergencial a profissionais do setor cultural, como escritores, contadores de histórias, músicos, atores, professores de arte entre outras atividades. Com a Cordelteca ela foi classificada para o inciso II do edital da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), que prevê subsídio para manutenção de espaços artísticos e culturais, micro e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias. “Graças a Deus, eu recebi esses auxílios, os quais venho investindo no acervo e adaptação da Kombi”, comemora.

Além disso, ela ficou em primeiro lugar no Estado do Mato Grosso do Sul no edital do gênero de poesia com o livro “Dourados vive o Cordel”. A obra será lançada pelo Governo do Estado, que disponibilizará gratuitamente pelo período de um ano. A cordelista também foi contemplada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) para realização de oficina de cordel, palestra, apresentação e sorteio de brindes. 

Lançamento

Nesta sexta-feira (22), ela fez o lançamento do ebook “Semeadora de Cordéis” através da Lei Aldir Blanc no âmbito municipal do inciso III que contempla editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural. A live com a apresentação do ebook contou com leitura e música, a participação da poetisa Rejani e de poetas cordelistas do Rio de Janeiro e de Goiânia. A obra conta com 27 cordéis e o lançamento aconteceu de forma virtual, pela página do facebook da cordelista (facebook.com/cordelista.aurineide). A obra foi editada pela escritora Fernanda Ebling da editora Arrebol Coletivo de Dourados. O livro virtual vai ficar disponível gratuitamente no blog de Aurineide Alencar (www.cordelistaaurineide.blogspot.com) por período determinado.