Educação

Especialista dá dicas para ter sucesso na redação do Enem

Em MS, 85 mil participantes foram inscritos. Provas vão de 17 a 24 de janeiro em todo o País

15 JAN 2021 • POR Gracindo Ramos • 13h01

O adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 mexeu com a cabeça de milhões de candidatos em todo o país. Este domingo (17), foi escolhido como primeira data para aplicação das provas, depois de quase um ano de espera. A pandemia mudou a rotina de estudos e também terá implicações para a realização do exame. O Enem é utilizado para ingresso em universidades através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No Estado, a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) aceitam a nota do Enem.

Em todo o Brasil, 5,8 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem. No Mato Grosso do Sul, 85 mil estão aptos para o exame. As provas acontecem nos dias 17 e 24 de janeiro na versão impressa e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro para a novidade da versão digital. No Mato Grosso do Sul, apenas Campo Grande deve aplicar a prova digital, totalizando cerca de três mil candidatos. Os participantes podem conferir o local de prova pelo link enem.inep.gov.br/participante.

A aplicação do exame deve seguir recomendações de combate à Covid-19. Os candidatos devem obrigatoriamente utilizar máscaras de proteção facial até o final da prova. Também será disponibilizado álcool gel nos locais de prova. As salas devem ter somente 50% da capacidade utilizada. Pessoas dos grupos de risco deverão fazer a prova em salas separadas, estas com apenas 25% da lotação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a abertura dos portões em 1h30. A abertura será às 11h30 (horário de Brasília), com fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30, com término no primeiro dia às 19h e no segundo dia às 18h30.

A importância da redação

A redação do Enem é considerada, praticamente, uma prova dentro do exame. Com ela, o participante pode atingir a nota máxima 1000 e garantir um bom desempenho geral. Para tanto, é necessário ter leitura, boa escrita e organização do texto. A redação é conhecida por trazer à tona importantes temas, como educação, cultura, meio ambiente, tecnologia entre outros.

A professora de redação Lucila Bassan Zorzato aposta no tema ‘educação’ para este ano. “Em relação ao assunto proposto para a escrita da redação, o investimento não deve estar baseado na exploração de temas, mas de grandes eixos temáticos, como saúde, idosos e, minha principal aposta para este ano: educação”, diz ela.

Segundo a docente, é dentro dos grandes eixos que o aluno pode pensar nas especificidades cobradas dentro de determinado recorte, como alfabetização, ensino a distância, evasão escolar. “Aqui, é importante manifestar senso crítico e voz autoral. Nada de cópias ou discursos vagos”, recomenda Zorzato. 

Lucila trabalha com leitura e literatura. Com pós-graduação em literatura e educação e formação de leitores, ela já participou de cursos preparatórios, mas tem trabalhado de modo remoto também, atendendo alunos individualmente ou em pequenos grupos. Em entrevista ao jornal O PROGRESSO, a professora dá dicas de como ter um bom desempenho na prova do Enem e o que é fundamental na hora do exame.

“Quando se fala em redação no Enem, há dois critérios importantes: a qualidade textual e o eixo temático. No primeiro caso, é importante conhecer os elementos que fazem do texto um bom texto: a organização de parágrafos, o encadeamento das ideias e a seleção da linguagem são alguns exemplos”, explica a especialista em formação de leitores e redação.

A educadora ressalta que “também é válido pensar nas especificidades do gênero dissertativo-argumentativo. Nada de decorar frases soltas, sem associá-las à discussão proposta. O uso produtivo do conhecimento diz respeito à capacidade de o aluno de trabalhar com intertextos e fundamentar de modo concreto as afirmações e argumentações. O conhecimento é, portanto, dialógico, e tratar os temas de modo interdisciplinar só comprova isso”, finalizou, desejando uma boa prova aos participantes.