Saúde

Governo do MS afirma ter seringas e agulhas garantidas para iniciar vacinação contra Covid-19

14 JAN 2021 • POR Redação • 14h40

O Governo do Mato Grosso do Sul divulgou nesta quinta-feira (14) que dispõe de 2,5 milhões de seringas e agulhas para começar a vacinação contra Covid-19 no Estado.

De acordo com a publicação, os insumos já estão em posse dos municípios e da rede de imunização estadual são suficientes para atender o início da campanha de imunização.

A Secretaria de Estado de Saúde diz ainda existir dois processos em andamento para aquisição de mais material. "Um deles prevê a compra de 740.689 seringas e agulhas. No outro, serão mais 7 milhões", afirma a assessoria.

Os insumos para as campanhas sempre foram disponibilizados previamente para os estados pelo Governo Federal. Por precaução, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) se antecipou para adquirir os próprios insumos, mesmo sem ter a definição dos grupos prioritários pelo Ministério da Saúde.

A SES ainda comunica que já tem um plano de imunização elaborado. "Com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, a SES elaborou um plano estadual de imunização, que inclui o planejamento para a distribuição das vacinas, de forma simultânea e segura para os 79 municípios. Isso em até 48 horas após a chegada das doses em Mato Grosso do Sul", segundo a secretaria.