NOVA GESTÃO

Alan apresenta relatório e cita possível reforma administrativa na prefeitura

30 DEZ 2020 • POR Guilherme Pires • 13h15
Foto: Aparecido Frota/Assecom

Durante a apresentação do relatório da transição de Governo na manhã de hoje (30), no Sindicato Rural, o prefeito eleito de Dourados, Alan Guedes, fez alguns adiantamentos do que vem por aí a partir de 1 de janeiro de 2021. Ele citou possível reforma administrativa e mudanças no calendário do ano letivo. 

A princípio, Alan descartou a volta às aulas na Reme (Rede Municipal de Ensino), prevista para 3 e 8 de fevereiro. “É quase impossível. Talvez devamos adiar o início do ano letivo, assim como fez o Estado, começar em março, assim, quem sabe, já conseguiremos ter imunizado todos os profissionais da educação contra a Covid-19, mas vamos estudar ponto a ponto, qual a melhor forma, sem que nossas crianças sejam prejudicadas”, pontuou.

Alan também mencionou o problema financeiro da Funsaud e a falta de limpeza que a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul enfrenta. “Vamos estudar uma possível reforma administrativa na prefeitura. Fazer trabalhos de realocação, algo mais voltado quanto à estrutura organizacional. Outro problema que vamos resolver, que já estamos trabalhando, é a Funsaud. Queremos sanar essas dívidas para fornecer o melhor atendimento à população”, disse.  

“Sabemos que o desafio será grande, que há muito trabalho a ser feito, mas estamos confiantes. Temos várias questões que precisam ser resolvidas, como contribuintes que não estão em dia com o IPTU. Vamos buscar alternativas para que esses débitos sejam quitados, queremos Dourado arrecadando mais, porém sem pesar no bolso do douradense”, afirmou.

O prefeito eleito também destacou que a equipe de Transição não é órgão fiscalizador, e que, de fato, houve transição, houve troca informações, de dúvidas entre a atual gestão e a próxima. 

“Nossa equipe de transição não fez auditoria, trocamos informações, pedimos sim contas da atual gestão, mas nosso trabalho foi de ficar informado sobre a atual e real situação de Dourados. Houve de fato uma transição de governo”, destacou.

Desafios

Durante os encontros, o próximo chefe do Executivo municipal já havia adiantado três pontos preocupantes: Licitações/compras, Gestão de Pessoas e Monitoramento de Desempenho e Controle.
Um diferencial dessa transição, é que, pela primeira vez o MPE (Ministério Público Estadual) participou dos encontros entre a equipe nomeada por Alan, e representantes da então prefeita, Délia Razuk.

A promotora de Justiça Rosalina Cruz Cavagnolli apontou preocupação com a quantidade de processos relativos à Secretaria de Saúde que perduram desde 2017.

Secretariado 

Alan também disse que o secretariado deverá ser anunciado amanhã (31). Sem detalhes, disse que alguns nomes já foram definidos, e que outros ainda estão sendo analisados. "Vamos definir qual vai ser o modelo de apresentação, se através de live, postagem", finalizou.