Edição Especial

Firmino Vieira: o Sub-delegado que trocou a polícia pela política

Empossou o primeiro prefeito de Dourados, Coronel João Vicente Ferreira, em 1935

20 DEZ 2020 • POR • 10h00

No ano de 1914, Dourados recebia Firmino Vieira de Mattos, a esposa Anna Jacintha Vieira de Oliveira e os filhos. Vindos do Rio Grande do Sul, Firmino colaborou no desenvolvimento político de Dourados.

Embora tenha sido sub-delegado de Polícia em 1929, foi na política que teve atuação mais intensa. Participou da Comissão de Emancipação do Município, instalou e empossou o primeiro prefeito de Dourados, Coronel João Vicente Ferreira, em 1935. Ao lado de Ciro Melo (presidente), João Vicente de Azambuja e João Damasceno Pires, Firmino compôs a primeira formação da Câmara Municipal. Foi Presidente do Diretório do Partido Social Democrático e, por longo período, líder do Partido. Teve atuação destacada como vereador. Os vereadores tinham pressa e trabalharam com afinco para atender a população, reunindo-se em sessões diárias que às vezes entravam noite adentro para se definir o Regimento Interno, Código de Posturas, Orçamento, entre outros assuntos básicos da estrutura administrativa.

Firmino Vieira de Mattos participou ativamente da discussão e aprovação dos principais projetos aprovados, como as reservas de áreas para Ministérios, para o campo de aviação, para as Escolas Reunidas, para o colégio dos padres, para a prefeitura e patrimônios e para escolas. O mandato de Firmino e dos demais vereadores foi interrompido em 10 de novembro de 1937, quando Getúlio Vargas dissolveu Câmaras, Assembleias e partidos políticos.

Firmino Vieira de Mattos nasceu aos 7 de dezembro de 1883, em São Luiz Gonzaga (RS) e morreu em 14 de janeiro de1959. Através da lei número 934 de 16 de março de 1976, a então Rua Paraíba recebeu o seu nome, em homenagem aos serviços prestados ao Município.