Edição Especial

Hayel Bon Faker: O pioneiro sírio que ajudou a fundar o Ubiratan

Rua é uma das mais extensas da cidade e interliga a Perimetral Norte ao “Trevo da Bandeira”

20 DEZ 2020 • POR • 10h00

Hayel Bon Faker, “seo Elias”, nasceu em Damasco (Síria) em 19 de março 1913. Veio para a Grande Dourados em 1937, onde morou em Santa Luzia, hoje Juti. Residiu, também, na região do Potreirito, onde fundou a Casa Damasco, em 1943. Esta loja vendia couro, erva mate, roupas feitas, calçados, artigos de luxo, entre outros. Na edição de 1º de março de 1979, o PROGRESSO homenageou na primeira página o pioneiro sírio . “Parte um pioneiro (...) mas tudo que ele fez de bom na terra permanecerá para sempre, e nunca será esquecido por todos....”.

Hayel Bon Faker veio definitivamente para Dourados, em 1947 e transferiu a Casa Damasco para a Avenida Marcelino Pires, em frente à Igreja do Relógio. “Seo” Elias foi um verdadeiro entusiasta pelo esporte, principalmente o futebol, motivo que ajudou a fundar o Ubiratan Esporte Clube, em fevereiro de 1947.

Hayel participou no desenvolvimento da cidade ajudando na fundação da Loja Maçônica e da Associação Comercial e Industrial de Dourados, inclusive ocupando o cargo de presidente. Foi casado com Carmem Faker Soares e tiveram os filhos Fandi, Amine, Anis, Adib, Munir, Fause e Amir Faker. Se para a maioria dos imigrantes a intenção sempre foi voltar para a terra natal, a atitude de voltar para a o Oriente Médio para muitos imigrantes daquela região era desvantajoso e o máximo que faziam eram viagens de visita à família, como a que Hayel fez depois de 40 anos no Brasil. Foi junto com o primo Anis Faker ver o túmulo da mãe Adib Faker.

Através da Lei 1053 de 14 de setembro de 1979, o então prefeito José Elias Moreira trocou o nome da Rua Bahia para Rua Hayel Bon Faker. Na Rua Hayel Bon Faker estão instalados diversos tipos de estabelecimentos comerciais, escritórios, clínicas, lanchonetes, postos de gasolina, entre outros. É uma das mais extensas avenidas da cidade e interliga a Perimetral Norte ao “Trevo da Bandeira”, na BR-163.