Edição Especial

Hilda Bergo criou o primeiro grupo teatral de Dourados

Rua Hilda Bergo Duarte é tributo a uma mulher humanista e exemplar

20 DEZ 2020 • POR • 10h00

Uma pessoa bondosa, caridosa, simpática que sempre tinha uma palavra amiga para as pessoas e um gesto de carinho para os enfermos, principalmente no Hospital Evangélico. Essa é a melhor descrição de Hilda Bergo Duarte. Filha de João Bergo e Henriqueta Vecchi Bergo, nasceu em 17 de março de 1910 e veio para Dourados em agosto de 1946, com o marido Antônio Alves Duarte, médico responsável por dirigir a instalação e a construção do Hospital Evangélico.

Hilda Bergo foi secretária e supervisora do hospital por 16 anos. Ocupou importantes funções na sociedade douradense, sendo presidente da Casa da Amizade, da Sociedade Auxiliadora Feminina. Como presidente da LBA, socorreu a muitos pobres e necessitados. Prestava assistência médica, remédios, roupas e assistência moral. Foi enfermeira e uma das primeiras professoras de Dourados, lecionando no Ginásio Osvaldo Cruz. Criou o primeiro grupo teatral de Dourados. Hilda Bergo Duarte e Antônio Alves Duarte tiveram os filhos Wilson, Norma, Thais, Antônio Eugênio e Hilda.

A Rua Hilda Bergo Duarte perpassa o centro, o BNH 2º Plano e o bairro Alto das Paineiras. A homenagem a essa mulher muito religiosa e dedicada ao próximo foi feita através da Lei nº 395/64.