LIBERADO

Fronteiras entre Brasil e Paraguai seguem abertas, afirmam autoridades

18 DEZ 2020 • POR Da redação • 11h06

Ministros paraguaios e o presidente Mário Benítez decidiram que a fronteira entre Brasil e Paraguai continuarão abertas nas férias de fim de ano, contrariando um pedido das autoridades políticas e sanitárias do Estado de Amambay, emitido ontem (17).

O ministro das Relações Exteriores, Federico Gonzalés, afirmou que tudo continuará igual na fronteira com o Brasil. “As infecções no Alto Paraná não dispararam, a princípio não haverá mudanças desde que houvesse responsabilidade dos cidadãos”, comentou.

Durante sua fala, Gonzáles também comentou a situação da fronteira entre Paraguai e Argentina, afirmando que a abertura ainda não correu por decisão do governo argentino.

Segundo o Ponta Porã News, no documento divulgado nessa quinta-feira, é citado a saúde precária de Amambay, e faz uma pelo para que as regras de biossegurança contra a Covid-19 sejam seguidas à risca. 

“Considerando que nosso sistema sanitário está saturado e já temos a precariedade para o atendimento da população, corremos o risco de retornar à fase zero, bem como a fronteira poderia ser novamente fechada, o que acarretaria sérios prejuízos econômicos e sociais [...]. A Administração Municipal, a Câmara Municipal e a Região de Saúde IXXX, fazem um apelo à população em função do aumento do contágio da Covid-19. Pedimos o cumprimento do distanciamento social, uso do álcool em gel, aglomerações em locais públicos e privados sejam evitados”.