Indígenas

Documentário aborda problemas das crianças indígenas kaiowá e guarani em Dourados

25 NOV 2020 • POR Da redação • 08h51

O jornal Le Monde Diplomatique Brasil e Muzungu Producciones estrearam o documentário chamado ‘Negligência de Quem?’ que aborda a problemática de crianças indígenas kaiowá e guarani em Dourados, que estão em abrigos.

Um dos temas do filme dirigido por Joana Moncau, é o drama e choque cultural vivido por mães que tiveram seus filhos levados a esses abrigos.

Apesar da variedade de explicações para a motivação de cada caso de institucionalização dessas crianças indígenas, o documentário tem como ponto, apontar para a insuficiência do Estado em oferecer respostas aos problemas sociais denunciados pelos Kaiowá e Guarani.

As crianças indígenas sempre foram assunto. Nos anos 2000, por exemplo, a imprensa nacional, assim como a local, denunciaram as mortes dos pequenos em decorrência da desnutrição.

O Estado concentrou, por volta de 2004/2005, um alto índice de registros de mortalidade infantil, o que foi objeto de investigação de duas Comissões Parlamentares de Inquérito.

Sinopse

"Negligência, de quem?" mostra os choques culturais envolvidos na retirada de crianças indígenas das aldeias de Dourados pelos serviços de acolhimento, muitas vezes, sob a justificativa de "negligência" dos pais, ou seja, por uma suposta falta de "cuidado".

O filme retrata e discute os efeitos devastadores desse processo nas vidas de quatro mães indígenas cujos filhos foram levados a abrigos urbanos.

Ficha Técnica

Realização: Muzungu Producciones Apoio: Le Monde Diplomatique Brasil Direção: Joana Moncau Consultores: Ruth Gomes e Spensy Pimentel Argumento e assistente de roteiro: Spensy Pimentel Câmera, roteiro, montagem e finalização: Joana Moncau