MS

Ex-deputado estadual Roberto Orro morre aos 83 anos

24 NOV 2020 • POR Nathana Pereira • 09h01

Morreu na noite desta segunda-feira o ex-deuputado estadual Roberto Orro. Ele foi internado no início do mês com quadro de pneumonia e teve alta poucos dias depois. A família não informou a causa da morte.

Felipe Orro, atualmente deputado estadual e filho do ex-deputado, informou em publicação no seu Facebook que o velório acontece na Capital e o sepultamento será realizado em Aquidauana. “Bom dia Mato Grosso do Sul. É com profunda tristeza que comunico o falecimento de meu pai, Roberto Moaccar Orro. Homem íntegro, humano, dono de uma conduta ética e ilibada, exemplo de dignidade e desprendimento”, diz parte da publicação. 

Orro foi um dos fundadores do MDB, em 1976 foi eleito o vereador mais votado na cidade de Aquidauana, já em 1978, no recém criado Estado de Mato Grosso do Sul,  foi eleito deputado estadual constituinte. Entre 1987 e 1989, como Secretário de Estado da Justiça, criou e implantou os Conselhos Estaduais dos Direitos Humanos, do Índio, do Negro e da Mulher.

Roberto Orro encerrou sua carreira política no PDT, em 2006, após concluir seu quarto mandato como deputado estadual.

Nota Oficial

O governador Reinaldo Azambuja decretou luto de três dias no Estado, em razão do falecimento do ex-deputado estadual Roberto Orro, na noite desta segunda-feira (23).

Governador Reinaldo lembrou a trajetória de Orro e as suas relevantes contribuições como advogado, defensor dos direitos humanos e da anistia, vereador, parlamentar estadual por quatro mandatos e na constituinte em 1979,  tendo participado ativamente da elaboração da primeira Constituição do Mato Grosso do Sul.

O governador lamentou a perda do líder e registra sua solidariedade ao deputado Felipe Orro, à família e ao povo de Aquidauana.