Cultura

Só deu Raul Seixas no 6º Fempop da UDE

Evento aconteceu no ano de 1983 no Ginásio do CAD (Operário) em Dourados

23 NOV 2020 • POR Vander Verão, Especial para O Progresso • 13h51

O ginásio do CAD (Operário) lotou suas dependências na noite do dia 28 de outubro de 1983, para a grande festa da finalíssima do 6º Fempop (Festival Estudantil de Música Popular Brasileira - interpretação). O conjunto “Fórmula 6” animou a festa, desde a abertura com a interpretação de “Mato Grosso do Sul”, pela convidada especial Mara Bianca, até o encerramento, com “Carimbador Maluco” (“Plunct Plact Zum”), de Raul Seixas, a música campeã do Festival, interpretada por Claudionor Assis, da Escola “Floriano Viegas”, cuja torcida conquistou pela quarta vez o troféu de melhor apresentação e maior animação.

A grande final do 6º Fempop ficou por conta das interpretações dos seguidores do “guru” Raul Seixas, sendo que os três primeiros colocados cantaram suas músicas, além do que a Escola “Floriano Viegas”, conquistando o primeiro e o terceiro lugar foi a dona do ginásio do CAD, com o colorido de sua numerosa torcida.

A torcida da Escola “Maria da Glória”, foi a que levou o maior número de elementos, porém, mantiveram-se em silêncio, respeitando o luto pela morte da professora Floriana Lopes, vitima de acidente automobilístico na quarta-feira anterior.
O 2º colocado foi Ali Fulgêncio, da Escola Silva Melo, com a música “Medo da Chuva”; e em 3º lugar, Anaurelino dos Santos, da Escola “Floriano Viegas”, com “Capim Guiné”.

Lourimar Netto, da Rádio Clube e Goretti Nesello, da TV Caiuás, apresentaram o 6º Fempop, que foi aberto com o pronunciamento do presidente da UDE, João Carlos Torraca Brandão. Antes, foi mantido 1 minuto de silêncio pela morte da professora Floriana Lopes.

O corpo de jurados que avaliou as melhores músicas foi  composto por: Prudêncio Campos e Mary Espinosa, do jornal “O Panorama” Nery Alvarenga, crítico musical; Emannoel Marinho poeta e compositor; professora Marilza, da Academia de Música “Santa Cecilia”; e Soares Filho e Marco Eli, ambos da Rádio Clube de Dourados.

No júri das torcida estiveram Clóvis de Oliveira, ex-presidente da UDE; Dalva Milhatti, repórter da TV Caiuás; e Antonio Viegas, do jornal “Folha de Dourados”.

A festa de encerramento do 6º Fempop aconteceu dia 4 de novembro, no Clube Nipônico, quando os três primeiros colocados receberam as premiações, durante baile animado pelo conjunto “Fórmula 6”. Os demais participantes do festival também receberam medalha.