Dourados

Operação da PF contra fraudes em auxílio pode chegar em MS, diz delegado

19 NOV 2020 • POR Valéria Araújo • 18h00

Operação Resiliência, deflagrada ontem (18) no Distrito Federal com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada no cometimento de fraudes no auxílio emergencial, pode ter desdobramentos em Mato Grosso do Sul. A informação é do delegado da Polícia Federal Dênis Colares, responsável pelas investigações. 

 A polícia acredita que a organização criminosa atuava em todo o Brasil, inclusive o Estado de MS.  Durante as investigações, identificou-se que os criminosos recebiam o auxílio fraudado em nome próprio e viabilizavam a fraude em nome de terceiros, pelo que recebiam um percentual do valor recebido.

As investigações também apontaram que o grupo era envolvido em diversos outros crimes, como fraudes ao FGTS e benefícios do INSS e tráfico de drogas. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, com a participação 80 policiais federais.

A PF estima que a fraude causou um prejuízo milionário ao governo federal. O grupo, sediado no Distrito Federal, também é investigado por outras fraudes bancárias, como desvios ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Carros de luxo

A PF também apreendeu carros de luxo, dois deles com valor aproximado de R$ 250 mil. Os veículos estavam na casa de um único investigado, que também possuía uma academia na residência. "Foram apreendidos vários carros de alto poder aquisitivo que demonstram que eles não tinham condição de requisitar o auxílio emergencial", disse o delegado da Polícia Federal, Denis Colares ao G1.

"Os próximos passos são a perícia, analisar o material apreendido e talvez pedir novas medidas necessárias para as investigações", disse o delegado federal.