itaporã

Fugitivo de acampamento ilegal de pesca é localizado e autuado pela PMA

Ele havia abandonado o local ao perceber a presença dos policiais; foram apreendidos uma arma de fogo e petrechos

18 NOV 2020 • POR Redação • 15h37
Havia degradação das matas às margens do Rio Brilhante

Um jovem de 21 anos foi localizado pela Polícia Militar de Dourados (MS), nesta quarta-feira (18), em sua residência na cidade de Iataporã (MS). Ele teria abandonado um acampamento de pesca, onde a PMA encontrou arma de fogo, munições, barracas, telefone e petrechos. 

No último dia 1° de novembro, os policiais localizaram o acampamento às margens do Rio Brilhante, onde havia degradação das matas ciliares do rio e foram apreendidos barracas de camping, um revólver marca Rossi calibre 22, com cinco munições, um aparelho de telefone celular e uma carteira com documentos pessoais do infrator de 21 anos, residente em Itaporã.

Na época, durante a fiscalização preventiva, nas proximidades da Gleba Santa Terezinha, os policiais encontraram acampamento ilegal, mas  o infrator empreendeu fuga abandonando o material.

O acampamento estava dentro da área protegida de preservação permanente (APP) do rio, onde infratores haviam feito limpeza da vegetação, o que se caracteriza como crime.

O pescador agora responderá pelo crime ambiental e poderá pegar uma pena de um a três anos de detenção.

Ele também responderá por crime de posse ilegal de arma, com previsão da mesma pena, de um a três anos de detenção.

O jovem foi ainda autuado administrativamente e multado em R$ 5.000,00 pela infração ambiental de degradação de matas ciliares do Rio Brilhante.