Cultura

"Cenário editorial do MS é independente", diz presidente da Aflams no Dia da Literatura Sul-Mato-Grossense

6 NOV 2020 • POR Redação • 16h12
Delasnieve Daspet durante homenagem - Foto: Divulgação

Por anteprojeto de autoria da poeta Delasnieve Daspet foi criado o Dia da Literatura Sul-Mato-Grossense, comemorado todo dia 6 de novembro. O PROGRESSO conversou com a presidente da Aflams (Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul) sobre a importância da data comemorativa.

"A literatura regional está buscando seu espaço, os escritores estão buscando a sua valorização. E essa necessidade é que motivou a minha ação. É uma necessidade que todos saibam e que conheçam o lugar onde moram, quem são os seus autores, o que eles escrevem, como é que eles escrevem e para o que eles escrevem", diz a poeta.

Ela conta que o projeto tramitou  através da Deputada Estadual Dione Hashioka, por meio da Lei 3.486 de 28 de dezembro de 2007- publicado no DOE no dia 31 de dezembro de 2007, combinado com a Lei 3945 de de 04 de agisto de 2010, que tem por escopo a valorização do escritor e da literatura de Mato Grosso do Sul.

"Esses entraves impedem que a literatura daqui se estruture. As pessoas vão buscar outros centros, outras formas para que possa produzir. O cenário editorial do nosso estado é realmente independente", diz Daspet sobre os desafios dos autores locais. 

"É preciso dar visibilidade para que eles tenham possibilidade de chegar ao mercado nacional. A gente tem dificuldade de furar esse bloqueio que existe. Os grandes centros não te publicam, não te divulgam, só se você tiver um conhecimento além do que você tem no estado", complementa.