Educação

Escolas do fundamental e médio terão que apresentar plano de biossegurança

4 NOV 2020 • POR Luiz Guilherme/Dourados Agora • 15h19

Após o ensino infantil, agora é hora do fundamental e médio. Publicado no Diário Oficial de Dourados desta quarta-feira (4), decreto que estabelece o retorno das aulas presenciais em escolas privadas, voltadas para o ensino fundamental e médio.

As instituições terão como prazo, 5 a 11 de novembro, para entregarem os planos de biossegurança contra contágio da Covid-19, que serão avaliados pelo Departamento de Vigilância em Saúde a partir de amanhã até a próxima quinta-feira (12).

O prazo para publicação das autorizações de reabertura das escolas está previsto para 13 de novembro. Já nos dias 16 e 23, poderão reabrir as instituições de ensino fundamental e médio, respectivamente, que tiverem seus planos aprovados.

Conforme a publicação, as unidades de ensino deverão protocolar junto com o plano de biossegurança, um termo de compromisso de que irão cumprir todas as medidas de segurança para evitar o contágio e proliferação do Novo Coronavírus.

"O retorno será gradual, com ocupação máxima de 30% da capacidade dos estabelecimentos; as instituições de ensino devem manter as aulas remotas, nos modelos atuais, para alunos cujos pais ou responsáveis optarem por não retornar às atividades presenciais no ambiente escolar; as instituições de ensino devem estabelecer cronograma de capacitação dos professores, funcionários e colaboradores em relação a todos os protocolos de biossegurança estabelecidos no Plano de Contenção de Riscos, observando-se que as capacitações devem prever, minimamente, os seguintes conteúdos: 1) higienização das mãos; 2) cuidados no uso das máscaras faciais não profissionais (aquisição, fabricação, uso, armazenamento, lavagem ou descarte, conforme orientações gerais de uso de máscaras faciais não profissionais publicado pela Anvisa, em de 3 de abril de 2020", cita trecho do texto.

As escolas também deverão fazer a triagem dos casos sintomáticos como ficar atentos a sintomas da Covid-19, aferir temperatura, realizar a limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies, e disponibilizar álcool em gel 70%, além de EPI (Equipamento de Proteção Individual).