Esportes

Treinador se orgulha em comandar escolinha que o preparou para a vida

Associação de Pais e Atletas da Escolinha de Futsal atende aproximadamente 300 crianças

4 NOV 2020 • POR • 13h09

Dourados aos poucos vai se tornando destaque no esporte e não apenas a nível estadual, como nacional. A Associação de Pais e Atletas da Escolinha de Futsal (Apaefs), que atende aproximadamente 300 alunos, disputa a Copa Brasil de Futsal e tem à frente dos times, o filho do fundador José Roberto Caixa, e da atual presidente, Santa dos Santos Camisa, o professor John Lenos Santos da Silva, de 31 anos. 

Em entrevista ao O PROGRESSO, John comentou sobre a satisfação em poder ser o treinador da escolinha de futsal que formou tantos jovens, inclusive ele. “Para mim, é um privilégio e felicidade muito grande, pois assim como meu pai, estou podendo deixar e construir um legado para crianças, jovens e adolescentes. Aliás, levar o nome de Dourados a nível de Brasil, assim como o da escolinha, é motivo de orgulho”, disse. 

Jonh começou ainda pequeno, mas logo despontou e percorreu as quadras de Dracena, no interior de São Paulo, jogando no Dracena Futsal, integrou a equipe de Ferraz, Itapeva e Bauru, sendo o último time paulista dele. “Bauru foi o último time que eu atuei em São Paulo, depois retornei para Dourados já como treinador da Apaefs, sendo responsável pelas categorias de base do sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. São muitos desafios e dificuldades enfrentadas e superadas, porém todas valeram e valem a pena”, pontuou.

Atualmente, a Associação de Pais e Atletas da Escolinha de Futsal é tricampeã estadual, trazendo o título da Copa do Brasil para casa nos anos de 2017, 2018 e 2019. “Fomos a campo e conseguimos trazer, por três anos consecutivos, o título da competição para Dourados. Isso mostra que apesar das dificuldades, estamos no caminho certo. Infelizmente o nosso principal desafio é o financeiro, pois falta incentivo, falta gente que possa acreditar no projeto do futsal que transforma a vida de muitas crianças, jovens, adolescentes e adultos. Por outro lado, temos o apoio dos pais que é fundamental para levarmos a Associação adiante, são peças importantíssimas”, afirmou o treinador John. 

A reportagem também conversou com a presidente da Apaefs, e segundo Santa, objetivo agora é conseguir uma sede. “Nós estávamos conseguindo um terreno, porém, por alguns problemas, o processo acabou estabilizando. No entanto, não deixamos de atender nossos alunos. Antes da pandemia, os treinos aconteciam na Escola Municipal Professor Manoel Santiago de Oliveira, no Ceper do Segundo Plano, e quando possível, no Ginásio Municipal e ainda, no Campinho Aroeira”, informou. 

Devido a pandemia da Covid-19, os treinos das categorias de base, inclusive de crianças a partir dos quatro anos, acontecem de forma remota, isto é, totalmente online. Apenas o time adulto tem se encontrado para treinar de forma presencial, mas seguindo todos os protocolos de biossegurança.