MMA

Anderson Silva aponta o falastrão Chael Sonnen como o maior rival da carreira

30 OUT 2020 • POR Globo Esporte • 11h04
O ex-campeão peso-médio (até 84kg) enfrenta Uriah Hall em Las Vegas - Divulgação/Facebook

O Globo Esporte apresenta nesta semana a série “Minha História”, onde Anderson Silva conta alguns dos principais momentos de sua carreira, que se encerra no UFC no próximo sábado. O ex-campeão peso-médio (até 84kg) enfrenta Uriah Hall em Las Vegas, naquela que ele promete ser a última luta da careira. No terceiro episódio desta série, Anderson Silva relembra seu “maior rival”, e que enfrentou duas vezes.

- Meu maior adversário é a minha mente... Dentro da luta? Meu maior adversário e rival dentro da luta, claro, Chael Sonnen.

Anderson Silva e Chael Sonnen lutaram duas vezes na carreira, e o americano sempre provocou o brasileiro de todas as formas, inclusive com ofensas ao Brasil. A primeira delas foi no UFC 117, na Califórnia, em 7 de agosto de 2010. Terminou com vitória do Spider nos últimos segundos após perder todos os rounds até ali. Em novo encontro, no UFC 148, no dia 7 de julho de 2012, Anderson Silva venceu por nocaute no segundo round.


As lutas

No UFC 117, no primeiro encontro entre Anderson e Sonnen, o roteiro foi o mesmo praticamente toda a luta. No primeiro round, Sonnen atordoou Anderson com um soco depois de levá-lo para baixo e dominar na posição. E seguiu assim até o quinto round, quando, com cerca de dois minutos para o fim, Anderson conseguiu um armlock após aplicar um triângulo de perna, forçando Sonnen a desistir aos 3m10. Depois da luta, foi revelado que Sonnen teria ganho se a decisão fosse para os juízes, ainda que perdesse o quinto round.

Após esse primeiro combate, Sonnen testou positivo em exame antidoping. Dana White anunciou que Sonnen só teria sua revanche depois de ganhar duas lutas seguidas, o que aconteceria em 2012. A revanche entre Anderson Silva e Chael Sonnen foi marcada para o UFC 148. O clima pré-luta foi marcado por diversas provocações desrespeitosas por parte do americano.

No começo da luta, Sonnen foi para o ataque e conseguiu o que queria, derrubando Anderson Silva em poucos segundos e tomando controle do combate. No fim, ele passou a guarda do brasileiro e encaixou golpes, mas sem machucar o brasileiro. Quando parecia que a história se repetiria, Anderson mudou o roteiro. Quando Sonnen tentou conectar um soco giratório, ele se esquivou e o americano se desequilibrou caindo próxima a grade. Anderson Silva não desperdiçou a oportunidade e encaixou uma joelhada e depois finalizou o oponente com uma série de socos.

O Combate mostra todo o card do "UFC Hall x Silva" ao vivo e com exclusividade neste próximo sábado, com o “Aquecimento Combate” a partir de 16h30 (de Brasília), e o início das lutas a partir de 17h. O Combate.com e o SporTV 3 mostram as duas primeiras lutas ao vivo, e o site acompanha todo o evento em Tempo Real.

UFC Hall x Silva
31 de outubro de 2020, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (20h, horário de Brasília):
Peso-médio: Uriah Hall x Anderson Silva
Peso-pena: Bryce Mitchell x Andre Fili
Peso-médio: Kevin Holland x Charlie Ontiveros
Peso-pesado: Maurice Greene x Greg Hardy
Peso-leve: Bobby Green x Thiago Moisés
CARD PRELIMINAR (17h, horário de Brasília):
Peso-leve: Chris Gruetzemacher x Alexander Hernandez
Peso-galo: Adrian Yanez x Victor Rodriguez
Peso-médio: Sean Strickland x Jack Marshman
Peso-meio-médio: Cole Williams x Jason Witt
Peso-meio-pesado: Dustin Jacoby x Justin Ledet
Peso-mosca: Cortney Casey x Priscila Pedrita
Peso-galo: Miles Johns x Kevin Natividad