pandemia

Após receber multidão de turistas, MPE recomenda medidas para evitar aglomerações em Bonito

28 OUT 2020 • POR • 09h49
Pessoas de reuniram na região da Praça das Américas, no Centro da cidade. - Reprodução

O Ministério Público Estadual (MPEMS) fez uma série de recomendações para a prefeitura de bonito, com a intenção de conter aglomerações e o risco de contágio pelo novo coronavírus durante o próximo feriado de 2 de novembro, Dia de Finados.

A medida veio após o município receber multidão de turistas no feriado de Nossa Senhora Aparecida. Bonito registrou movimentação comparado a virada do ano, com hoteis e ruas lotadas. 

O documento, assinado pelo promotor Alexandre Estuqui Junior, pede que profissionais da saúde, policiais civis e militares, além dos guarda-municipais, tenham acesso a testes gratuitos de Covid-19.

Ele ainda ressalta o uso de máscaras, principalmente, à noite, na principal avenida da cidade, a rua Pilad Rebuá, e nos postos de combustíveis, palcos das aglomerações, além do reforço das medidas preventivas de higiene e fiscalização da venda de bebida alcoólica em via pública.

Segundo o MPE-MS, as orientações são necessários e se baseiam no que ocorreu em Bonito nos últimos feriados. O promotor cita a visita de cerca de 15 mil pessoas em cada feriado do dias 7 de setembro e 12 de outubro, além de "festas clandestinas" e pessoas sem máscaras nas ruas, ressaltando ainda as dezenas de prisões em flagrante, sendo a maioria delas por embriaguez ao volante.

Após a aglomeração de pessoas, 14 dos 34 policiais militares da cidades contraíram o vírus. Um PM de 52 anos teve que ser transferido para Campo Grande para fazer tratamento com ventilação mecânica.